História

27/10/2012

ROTEIRO DE ESTUDOS - ERA VARGAS

·         COMPARAR os regime político estudado na República Velha com o Regime político instalado no Brasil durante o Estado Novo.
A constituição de 1891 era mais federalista do que a de 1934, apesar de Vargas dizer o contrário. Em 1937, a constituição acaba e se torna mais centralizadora, dando origem à Ditadura de Vargas. A constituição de 1891 era liberal e pensava no indivíduo, enquanto a de 1934 era menos liberal pois focava mais nos direitos sociais (governo populista), por exemplo, o governo de Vargas criou as leis trabalhistas para não ter o pior conflito novamente (que era o movimento operário) e para ganhar apoio popular. Algumas coisas mudaram durante essas constituições, por exemplo, o voto. Antes (1891) era voto aberto, somente para homens com idades superiores a 21 anos. Depois (1934) era voto secreto, homens e mulheres com idades superiores a 18 anos. Essa troca de votação, teve como consequência o fim do voto de Cabestro.

·         DESTACAR (APONTAR) os motivos da desvalorização do café no final dos anos 20.
O café era a principal base da economia brasileira, com isso, muitos latifundiários compravam terras com o objetivo de plantar café em suas terras e exportá-los, porém, como haviam vários lotes com produção cafeeira, o preço começou a diminuir (lei da oferta e procura), e pra piorar ainda mais, teve a crise de 29, onde houve a quebra da bolsa de NY e, os EUA pararam de comprar produtos de outros países. Com isso, o Brasil se prejudicou muito, uma vez que os americanos eram o principal consumidor do café brasileiro, assim, os estoques de café estavam ficando cada vez mais cheio, e consequentemente, o preço do café ia se desvalorizando cada vez mais.

·         EXPLICAR como o Estado Novo manteve o apoio popular após o golpe de 1937.
Vargas, e alguns colaboradores próximos do presidente (incluindo membros da Ação Integralista Brasileira), forjaram um plano de golpe comunista intitulado como Plano Cohen. Com a intensa propaganda anticomunista o plano é “descoberto” em novembro de 1937, e Vargas “salva” novamente o país do perigo comunista. Ainda em novembro de 37, alegando o perigo que os comunistas representavam e a necessidade de proteger a nação, Vargas apresenta uma nova constituição que o mantém no poder.

Por Isaac: Vargas tinha intenção de continuar no poder, mas isso era impossível com as eleições que certamente ocorreriam em 1938. Ele então inventa um falso plano, conhecido como ‘Plano Cohen’, onde dizia que os comunistas estavam preparando para dar um golpe no governo. Com as intensas propagandas de que o comunismo era ruim e perigoso, à população fica com muito medo do golpe e assim apoiam qualquer atitude de Vargas que poderiam salvá-los das mãos do ‘mal’. Foi assim que o Estado Novo manteve o apoio popular, com uma simples declaração falsa de Vargas, ele conseguiu manipular a população e criar uma nova constituição que o mantém no poder.

·         RELACIONAR a II Guerra Mundial com o fim do Estado Novo.
O exército brasileiro durante a II Guerra lutou ao lado do exército americano, com isso, ao voltar para o Brasil, queriam a abertura da economia para comprar armas dos EUA, pois viam que precisavam delas para desenvolver. Burgueses queriam a abertura da economia, para comprar produtos americanos sem o controle do governo. As classes médias, em 1930, acreditavam que as ditaduras eram o ideal para o país pois os países ditadorias foram os que se reconstruíram mais rápido após a crise de 29. Porém durante a guerra, a democracia estava vencendo e queriam a implementação de uma democracia no Brasil (liberdade política e de expressão). Além disso, Vargas foi contra seus próprios posicionamentos políticos, ao entrar na guerra ao lado dos aliados, já que Vargas era um ditador que não aceitava eleições, porém mandou seu exército para lutar contra governos que aplicavam regimes que não aceitavam eleições. Essa contradição de Vargas, criou rebeliões internas pois tinham raiva de Vargas aplicar uma política facista no Brasil, e sacrificar homens do seu exército para lutar contra o facismo.

Por Isaac: A partir da declaração da II Guerra, sendo pressionado pelos EUA, Vargas entra ao lado dos aliados, que certamente iria lutar contra o nazismo e o fascismo. Com isso o governo de Vargas começa a se desgastar diante da população, onde ele estava apresentando uma bipolaridade política diante do cenário nacional e internacional, pois aqui ele tinha seu poder baseado nas práticas fascistas, mas na guerra entrou contra o regime que ele dizia ser. O governo foi sofrendo então um desgaste e assim podemos dizer que a II Guerra foi crucial para retirada de Vargas do poder, ainda mais com o surgimento de muitos movimentos de oposição (como o Movimento Queremista) e assim acabou o Estado Novo também.

·         ESTABELEÇA a relação entre Luiz Carlos Prestes e a Intentona de 1935
Prestes aliou-se à ANL (principal partido político nacional que era contra Vargas), acreditando ser capaz de tomar o poder do Brasil. Em novembro de 1935, alguns setores da ANL (principalmente os tenentistas) tentam derrubar Vargas, mas sem a participação popular e a desarticulação com o partido comunista, o plano fracassa. Cerca de 6 mil pessoas foram presas e com isso vários setores da oposição foram eliminados.

·         EXPLICAR as consequências da intentona para a política brasileira
Como o plano da ANL para tirar o governo de Vargas fracassou, o governo brasileiro começou a criar intensas propagandas anti-comunista. Como Getúlio foi capaz de salvar o brasil de um golpe comunista,  ele saiu do episódio com grande prestígio popular, sendo considerado um “protetor do Brasil”.

·         CARACTERÍSTICAS governo Vargas que tentaram acabar com a malandragem no Brasil.
O que acabou com a malandragem no Brasil, na época do governo Vargas, foram as Leis trabalhistas e a Lei de Sindicalização. Isso fez com que os trabalhadores rendessem mais no serviço e a produção aumento. Pois Vargas aplicou fortemente a 'Ideologia do Trabalho' onde era feito os estímulos para trabalhar e mostrar que quem trabalhava era realmente valorizado, e outra característica é a punição dos maiores de 18 anos que não trabalhavam e ficavam 'morcegando', assim eles recebiam a visita da polícia, podendo apanhar e ser preso. 

·         EXPLICAR o papel dos sindicatos durante a Era Vargas e CITAR o nome dado aos sindicatos controlados pelo governo.
Os sindicatos se tornam “colaboradores do Estado” com isso, ajudam no controle dos trabalhadores. Com isso, os sindicatos são proibidos de filiar-se a sindicatos internacionais, realizar atividades políticas, associar-se a outros sindicatos, ser formado por funcionários públicos, e as verbas sindicais são controladas pelo Estado.


20/10/2012


ROTEIRO DE ESTUDOS DE ISAAC VELAME
  • ·         Identificar os motivos que levaram à II Guerra Mundial

Causas Europeias:
-Crise de 29      -Nacionalismo       -Militarismo
-Tratado de Versalhes: revanchismo alemão, japonês e italiano.
-Imperialismo: expansionismo e disputa por mercados.
-Lebensraum: espaço vital alemão.
-I Guerra Mundial: desdobramento dos motivos e decisões tomadas ao longo da I Guerra.
-Política de Apaziguamento: falta de iniciativa dos Aliados em impedir o avanço, com expectativas de que o objetivo era enfrentar e combater o socialismo.
-Anti-semitismo      -Anti-comunismo         -Invasão na polônia        -Guerra Civil Espanhola

Causas Asiáticas:
-Guerra EUA x JAPÃO: disputa imperialista pelo Pacífico.
-CHINA x JAPÃO: o Japão invade a China e acirra disputa com os EUA.
-Destino manifesto: Deus teria escolhido os americanos para liderar o mundo.

  • ·         Relacionar os desdobramentos da Política de Apaziguamento para a II Guerra

A Política de Apaziguamento foi à falta de iniciativa dos Aliados em impedir o avanço e violação do Tratado de Versalhes pela Alemanha, com expectativas de que o objetivo de crescimento alemão era enfrentar e combater o socialismo, assim o confronto que os Aliados esperavam era entre ALE e URSS. Porém, houve uma contraversa de pensamentos quando os Aliados ficaram sabendo do tratado de não-agressão entre alemães e soviéticos, ocasionando o fim da Política de Apaziguamento e o início da guerra.

  • ·         Identificar a atuação da ideologia nazista junto à juventude

Visava treinar crianças e adolescentes alemães de 6 a 18 anos de ambos os sexos para os interesses nazistas. Os jovens se organizavam em grupos e milícias para-militares.

Ideias Nazistas:
-Critica ao Tratado de Versalhes    -Antissemitismo     -Arianismo: superioridade da raça ariana
-Estado forte (antiliberal e antidemocrático combate à luta de classe)
-Expansionismo (busca pelo “estado vital”)    -Antimarxismo

  • ·         Relacionar os termos abaixo à II Guerra.

Blitzkrieg: (guerra relâmpago) (#motorização e #rádio)
Foi uma doutrina militar em nível operacional que consistia em utilizar forças móveis em ataques rápidos e de surpresa, com o intuito de evitar que as forças inimigas tivessem tempo de organizar a defesa. (#surpresa, #rapidez e #brutalidade)
Kamikaze: ataque suicida por aviadores militares do Japão contra navios dos Aliados nos momentos finais da guerra do Pacífico, destinados a destruir o máximo possível de navios de guerra.               

A Grande Aliança: Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos.

As nações do Eixo: Japão, Itália e Alemanha.
Nagasaki: Cidade arrasada pela bomba atômica.               


  • ·         Relacionar o New Deal e o ataque à Pearl Harbor à queda de desemprego nos EUA.

Ambos os acontecimentos acima foi uma marca de crescimento de empregos para os EUA. Podemos relacionar o New Deal a esse crescimento como uma nova intenção do governo em investir na economia do país, criando mais indústrias e obviamente mais empregos. Já o ataque de Pearl Harbor não gerou empregos e sim diminuiu o desemprego, pois os EUA precisaram de mais pessoas para entrar no exercito com a morte de muitos militares. 





ROTEIRO DE ESTUDOS DE FELIPE MURADAS

Identificar os motivos que levaram à II Guerra Mundial
Com a formação do “Pacto de Aço” entre Itália e Alemanha, França e Inglaterra permitem a violação do Tratado de Versalhes por parte dos alemães, acreditando que assim a Alemanha iria se reforçar para atacar a URSS. Porém em Agosto de 1939,  Alemanha e URSS assinam um tratado de não-agressão válido por 10 anos. Agora, França e Inglaterra ficaram de olho nas medidas que Hitler iria tomar pois agora estavam se vendo como alvo da Alemanha. Em 1° de setembro de 1939,  a Alemanha viola o Tratado de Versalhes mais uma vez e invade o corredor polonês. Com medo de que a Alemanha crescesse rapidamente, França e Inglaterra declaram guerra, dando início à II Guerra Mundial.

Relacionar os desdobramentos da Política de Apaziguamento para a II Guerra.
França e Inglaterra permitem que a Alemanha viole o Tratado de Versalhes, acreditando em uma guerra entre Alemanha e URSS, porém, Hitler apoiou-se aos soviéticos, para destruiur França e Inglaterra, e posteriormente (após a vitória) atacar a URSS.

Identificar a atuação da ideologia nazista junto à juventude.
Hitler com seus discursos, conseguia atrair milhares de pessoas para seu lado, inclusive os jovens.  As oposições à Hitler, eram contidas e eliminadas por um grupo denominado “camisas pardas”, formado por jovens que defendiam o nazismo alemão.

Relacionar os termos abaixo à II Guerra.
Blitzkrieg:  “Guerra Relâmpago” : conflito ficou mais rápido pois havia uma melhor motorização e rádios, o que permitiam cercar os inimigos por todos os lados, devido a melhor comunicação dentro do próprio território inimigo.       
Kamikaze : “Unidades de ataque suicida por aviadores militares do Império Japonês contra navios dos Aliados nos momentos finais da campanha do Pacífico na Segunda Guerra Mundial”             
A Grande Aliança : França, Inglaterra, URSS e EUA
As nações do Eixo: Alemanha, Itália e Japão
Nagasaki: Nagasaki foi um ataque nuclear ocorrido no final da Segunda Guerra Mundial contra o Império do Japão    
             
Relacionar  o New Deal e o ataque à Pearl Harbor à queda de desemprego nos EUA.
Com a II Guerra, os EUA volta a crescer devido a dependência da Europa por produtos americanos, com isso, a taxa de desemprego desce e a economia volta a subir. Quando o  Japão atacou Pearl Harbor, muitos navios americanos foram destruídos, com isso, as indústrias tiveram que contratar mais mão-de-obra para a reconstrução naval americana. 





21/09/2012

ROTEIRO DE ESTUDOS

Explicar a relação entre a guerra e a melhoria na economia mundial.
Com a Segunda Guerra Mundial, países como os EUA , que estavam se recuperando da crise de 29 tiveram a oportunidade de reerguer a economia externa. Durante a guerra, indústrias foram criadas, com isso, mas trabalhadores ganhando dinheiro e com isso mais produtos sendo comprados e produzidos. Os EUA, mandava armas e munições para países europeus que durante a II Guerra não tinham possibilidade de produzir produtos militares, então, os EUA que até o momento não havia entrado na guerra, se comprometia em abastecer França, Inglaterra e cia.

Identificar o crescimento comunista como ameaça a burguesia e à igreja católica.
Partidos burgueses apoiavam à direita, pois, caso apoiasse partidos de esquerda (comunistas), perderiam poder político e deixariam de ser burgueses. Marx acreditava que a Igreja Católica era um instrumento de domínio burguês, e por sua vez, a igreja era a alienação do povo (Ex.: o trabalhador aceita suas condições de trabalho pois Deus quis assim). Com o crescimento comunista, os partidos burgueses seriam eliminados, e a igreja católica seria extinta, isso fez com que ambos tivessem medo de crescimento comunista.

Identificar e Relacionar o Tratado de Latrão e suas consequências para o poder da igreja católica.
Em 1929,  a Igreja Católica assina o tratado de Latrão com Mussolini, com isso, a Igreja ganha o Vaticano e “fecha” os olhos para os crimes do Facismo. Esse tratado limita as revindicações da Igreja Católica (ponto negativo), porém, ganham um Estado Independente e fazer acordo com um país anti-comunista.

Explicar a tática russa na guerra contra a Alemanha e Relacionar a vitória em Satlingrado com o desfecho na II Guerra.
Durante a II Guerra, a URSS, ao ser atacada pela poderosa Alemanha (que havia tomado a França e colocado navios perto da Inglaterra para impedir o reabastecimento – Batalha da Atlântica), começa a destruir seu próprio território com o objetivo de atrasar o ataque do seu inimigo e se preparar para o ataque ao inimigo (Alemanha havia assinado o Tratado de não-agressão com a URSS, porém descumpre o trato e ataca a URSS, sem ao menos uma carta de declaração). Com a aplicação dessa tática, os alemães foram derrotador pois não conseguiram abrigo para passar o verão e o inverno de 1941. Como os soviéticos estavam se equipando durante o ataque alemão, ele contra-atacaram a Alemanha perto da capital, Moscou. Os alemães exautos e com problemas de reposição logística, foram afastados da URSS com a maior derrota do Eixo durante a II Guerra. A guerra de Stalingrado for considerada importante para o fim da Guerra, pois a Alemanha perdeu parte do seu exército, por fome ou frio.

Relacionar a política de apaziguamento ao crescimento bélico alemão.
A Alemanha vinha desrespeitando o Tratado de Versalhes, voltando à investir em indústrias bélicas, conquistando territórios, etc. Em 1936, Alemanha e Japão assinam um tratado, onde um se compromete com o outro para acabar com o comunismo. França e Inglaterra, acreditavam que a Alemanha iria destruir a URSS, e que logo depois, tomariam territórios alemães e soviéticos.  Então é assinado a Política de Apaziguamento, onde FRA  e ING permitem o crescimento e a violação do Tratado de Versalhes por parte alemã com o objetivo de impedir o avanço do comunismo e do socialismo, acreditando que se ocorrese uma guerra entre ALE e URSS, ambas iriam se auto-destruir.


Identificar o pacto antikomitern e o tratado ribbentrop-molotov e os seus respectivos signatários.
Em 1936, foi assinado o pacto Antikomitern, onde Alemanha e Japão se unem para acabar com o comunismo. Nesse mesmo ano, França e Inglaterra assinam a política de apaziguamento, permitindo o crescimento da Alemanha, acreditando que assim, a URSS seria destruida, e o comunismo também. Em 1939, é assinado o tratado de Ribbentrop-Molotov, onde URSS e Alemanha assinaram um tratado de não-agressão, válido por 10 anos. Em 1939, França e Inglaterra (acreditavam que ALE estava se reforçando para acabar com elas) rompem a política de apaziguamento e declaram guerra à Alemanha. 



18/08/2012

ROTEIRO DE ESTUDOS

Identificar os motivos que levaram à crise política e econômica após a 1ª Guerra.
Financeiro - Especulação: antes da crise de 1929 muitas pessoas pegavam suas economias e investiam em ações comprando partes de empresa, tendo certeza de que a instituição iria crescer (pelo fato da situação econômica no momento está excelente) e o valor da ação iria aumentar. Porem não aconteceu isso. As ações começaram a desvalorizar e as pessoas perderam dinheiro. Esse foi o principal motivo da crise.
Produtivo – superprodução agrícola e industrial: os agricultores começaram a estocar, uma vez que isto era necessário pelo fato do principal consumidor não precisar mais do apoio desses produtos, a Europa, voltou a crescer após a destruição da guerra e assim eles pararam de consumir dos EUA.
Social – desigualdade social – consumo dependente do crédito: as famílias americanas são totalmente consumistas, e naquela época eles consumiam com o dinheiro emprestado pelos bancos. Como os bancos estavam vivendo o problema da especulação eles não puderam mais emprestar dinheiro e muitos faliram. Assim as famílias pararam de consumir. Com a diminuição do consumo, muitas empresas que eram dependentes disso quebraram.
Politica: o aumento da crise fortaleceu as ideias socialistas e o avanço do movimento operário, bem como dos Partidos Comunistas, pois a população contestava o liberalismo. Isso preocupou as forças direitas e assim eles organizaram ideias contra-revolucionarias, surgindo os primeiros regimes autoritários.

Caracterizar a atuação dos partidos nazifascistas na Europa. Resumão Estados Totalitários
O Império ditadorial Nazi-Fascista queria dominar o mundo e criar uma Nova República de interesses totalitários.Mas para isso tinha que invadir e destruir a Inglaterra (interesse alemão).Já para os fascistas italianos (os camisas negras) levar a Itália recuperar seus territórios perdidos em batalhas anteriores, quando foram sumariamente derrotados por exercitos inimigos.

Identificar e Caracterizar as causas e consequências da Crise de 1929. Pg. 92 a 94 (Livro)
Causas: Desemprego (taxas muito altas) e alta concentração de renda, com isso o poder de compra diminui e sobra muitos produtos.
Consequências: Queda na produção, falência de empresas/bancos e a desvalorização das ações.

Identificar as características dos estados totalitários. Resumão Estados Totalitários – MS.
Os Estados totalitários são aqueles similares a uma ditadura que mantem controle total sobre os indivíduos.

Caracterizar o regime fascista na Europa. Resumão Estados Totalitários – MS e Livro Pg. 95 a 100.
Com a atuação dos “Camisas Negras”, o partido Facista elimina a oposição e obtém grande vitoria nas eleições, o que leva Mussolini a instituir uma ditadura facista. Ocorre a eliminação dos conflitos sociais, implementação do corporativismo, difusão de ideias facistas, invasão da Etiópia, resgatando a gloria da nação, e a intervenção na economia.

Explicar/Identificar as seguintes características dos estados totalitários : Corporativismo, anticomunismo, militarismo, racismo. Resumão Estados Totalitários – MS. e Memória de Aula.
Corporativismo: Sociedade deve funcionar como um corpo, ou seja, cada um cumprindo a sua própria função.
Anticomunismo: Combate ao comunismo, pois o viam como ameaçador para sua forma de regime.
Militarismo: altos investimentos na produção de armas e equipamentos de guerra. Fortalecimento das forças armadas como forma de ganhar poder entre as outras nações. Objetivo de expansão territorial através de guerras.
Racismo: discriminação de racas, no caso dos alemaes considerava a raça ariana, os melhores representantes, como superior a todas as outras.

Comparar os objetivos em comum entre o nazismo e o fascismo. Resumão Estados Totalitários – MS.
Ambos eram anticomunistas, anti-liberais, eram de extrema esquerda, existiam censura a imprensa e a propaganda, proibição de greves, partido único, militarismo e expansionismo.

 29/06/2012



PROVA DE HISTÓRIA
Verbos de comando da prova:
                Identifique (6X)
                Relacione (3X)
                Explique (1X)

Identificar o movimento modernista através de imagens – slides Magnum sol.
Durante o movimento modernista as pessoas tinham muita capacidade trabalhistas, mas por outro lado tinham pouca capacidade mentalista. O quadro Abapuru é o mais importante da semana moderna de 1922 (o da esquerda).




















Relacionar a Crise da República Oligárquica ao movimento modernista – Slides no Magnum Sol e  dever no caderno.
Os movimentos modernistas faziam quadros onde tinham o objetivo de criticar o modelo de República Oligárquica. O foco da classe média durante o período modernista era a reivindicação política e social, querendo o respeito da constituição, como por exemplo, voto secreto, liberalismo autêntico, respeitos aos direitos eleitorais, onde só vieram a ser implantadas com o fim da Primeira Guerra Mundial.

Identificar os movimentos tenentistas – Dever no Caderno, registro no caderno e Slides no Magnum Sol.
Ocorreram três movimentos tenentistas, que são: 18 do Forte no ano de 1922, Revolta de São Paulo em 1924 e por fim o movimento mais importante que foi a Coluna Prestes durante o período de 1925-1927. Esses movimentos não tiveram efeitos na prática porque não conseguiram derrubar o governo, mas tiveram efeitos simbólicos onde conseguiram estímulo ao aumento das críticas.

Relacionar o movimento tenentista à Crise da República Oligárquica – Dever no Caderno, registro no caderno e slides no Magnum sol.
O movimento tenentistas tinham propostas antioligarquias, ou seja, queriam acabar com o poder centralizado, queriam diminuir a força do poder Oligárquico, queriam controle do poder das Oligarquias e a implantação do nacionalismo.

Identificar a Crise do Café com Leite – Slides no Magnum e bloco de exercícios.
A política do café com leite foi uma política de revezamento do poder nacional executada na República Velha entre 1898 e 1930, por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário dos estados de São Paulo - mais poderoso economicamente, principalmente devido à produção de café – e Minas Gerais maior pólo eleitoral do país da época e produtor de leite.

Relacionar a Crise de 1929 à crise do café com leite – slides no Magnum sol e bloco de exercícios.
Com a crise da bolsa de NY, houve um colapso da política de defesa ao café, Washington Luis não indica um governador de Minas Gerais, com isso, Minas rompe com São Paulo e busca lançar uma candidatura rival, criando a “Aliança Liberal”.

Identificar os líderes da aliança liberal – slides no Magnum sol e bloco de exercícios.
A aliança liberal era composta pelas Oligarquias de Minas Geras, Rio Grande do Sul, Oligarquias “dessidentes” (Paraíba), Partido democrático (São Paulo) e apoio dos tenentes, todos com o objetivo de criar uma candidatura rival à Júlio Prestes.

Relacionar a aliança liberal ao fim da república do café com leite. – slides no Magnum sol e Bloco de Exercícios.
Após o fim do mandato de Washington Luís, o mesmo indicou outro representante de São Paulo, Júlio Prestes. Isso gerou a criação da aliança liberal por parte de Minas Gerais, que queria implementar um representante no governo nacional, gerando conflitos entre essas duas Oligarquias, dando fim à política do café com leite.

Analisar as forças e fraquezas do Movimento Operário na década de 1920 (questão de análise de documento na prova). Power Point passado em sala.
Um dos pontos fracos do movimento operários era o fato de ser um movimento limitado e com poucos operários, mas pelo fato de ser urbano conseguiu atingir setores chaves do sistema agroexportador. Outro ponto forte que influenciou o movimento foi a liberdade de circulação de idéias.

Relacionar o liberalismo à Grande Depressão.
Segundo as idéias Keynesianistas, o país só sai de uma crise se houver a intervenção do Estado, como as idéias do liberalismo tinham princípios contrários à intervenção, os americanos não conseguiram sair da crise. Tanto é que, após o partido democrata assumir o poder, os americanos conseguiram sair da crise e reerguer a sua economia, isso se deu pela intervenção do Estado, que permitiu assistência social, dificultava a especulação e tinha controle da produção agrícola e industrial. Além desses fatores pode contar com a 2ª Guerra Mundial, onde a Europa estava participando e não conseguia mão-de-obra para produção interna, logo, contava com o apoio produtivo dos americanos.

Identificar as medidas do New Deal para recuperar o consumo e a produção industrial.
- Produção de acordo com a demanda e preços iguais. Ex.: Carro da ford e da chevrolet tinham que ser vendidos pelo mesmo preço.

- Indenização para quem produzisse de acordo com essa demanda

- Reformulação bancária. Ex.: Banco só emprestava dinheiro do banco para acabar com a inflação

- Condições de trabalho (delimitada a hora do trabalho, aproximadamente, 8 horas de trabalho, menos tempo de trabalho, mais gente empregada) e aposentadoria

- Atividade sindical daria a liberdade de união dos trabalhadores. Ex.: Discussão de trabalho entre trabalhadores da mesma área.

- Lei Seca: queria diminuir consumo de álcool para ativar outras áreas da economia

OBS: Essa crise refletiu no mundo todo. Ex.: EUA era o principal comprador de café do Brasil, com a crise houve a desvalorização do café, muito café para pouco comprador. 










14/06/2012

Segue abaixo elementos importantes para o simulado (18/06) e para a nossa aprendizagem:

Política do Café com Leite

política do café com leite foi uma política de revezamento do poder nacional executada na República Velha entre 1898 e 1930, por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário dos estados de São Paulo - mais poderoso economicamente, principalmente devido à produção de café - e Minas Gerais - maior pólo eleitoral do país da época e produtor de leite.


Este período iniciou-se após a fase republicana denominada República da Espada (1889-1894)- que teve como presidentes Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto e seu final foi determinado pela Revolução de 1930, com a ascensão do Presidente Getúlio Vargas ao poder.

Revoluções da Primeira República (aula aplicado pelo prof Thiago com o power point)


CRISE DE 1930
Fim da Primeira Repúlblica: Em 1930 as Oligarquias deixam de ter tanta participação no governo dando fim do período das Oligarquias Estaduais.·         

Primeira Mudança: Urbanização. Em 10 anos (em média) teve um aumento de 50% nas áreas urbanas. De 6% em 1914 para 9% em 1931, diminuindo o ritmo de crescimento rural e aumentando o ritmo de crescimento urbano. Setor urbarno começa a se tornar importante, mas o governo não percebe (estava direcionado ao campo).·   

Segunda Mudança: Idustrialização. Em 1914-1918 a exportação do café estava em baixa, em torno de 47,4 e a exportação de monufaturados ( na mesma época) passou por um maior nível de exportação (17,4% durante o perído da primeira guerra) => MOMENTÂNEO. Após a saída das Oligarquias, as indústrias voltam a cair de rendimento e há aumento da exportação do café.

“Novas” Camadas Sociais (já existiam mas começaram a crescer):
. Ploletariado (trabalhador de fábrica)
. Burguesia (dono da fábrica)
. Camadas Médias
Essa “novas” camadas surgem com o potencial crítico ao governo, uma vez que o governo só olha para as Oligarquias (principalmente cafeicultores).

Movimento Operário:
O trabalhador urbano tinha condições semelhantes aos camponeses. Houve esse movimento porque havia liberdades de circulação e liberdade de idéias. Era um movimento pequeno pelo fato das indústrias ainda estarem surgindo, com isso havia poucos operários. Foi um movimento limitado, mas urbano atingindo setores-chaves do sistema agroexportador, como ferrovias e os portos. Faziam reivindicações atráves das greves gerais.

Greves Gerais
No ano de 1917 ocorre a 1ª guerra geral, abrangendo movimentos revolucionários por quase todas as classes sociais, assim paralisando as metrópoles São Paulo e Rio de Janeiro. Esse greve teve uma grande influência pela Revolução Russa, que também ocorreu em 1917. Outro elemento que influenciou bastante foi a 1ª Guerra Mundial (1914-1918) que levou o Brasil a escassez de alguns produtos. Motivo : Especulação com gêneros alimentícios

Reivindicações 
Os trabalhadores não pretendiam revolucionar a sociedade (tomar o sistema de poder) ou seja, não era tão radical. Mas pregavam mínimas melhorias nas condições de vida e conquistar seus direitos. O que não quer dizer que não tinham o sonho de uma sociedade igualitária. As principais condições dos grupos revolucionários era trabalhistas e também sociais.

Repressão
O número de greves diminuiu a partir de 1920, seja pela dificuldade de alcance de objetivos pelos revolucionários. Muitos dos estrangeiros organizadores e operários foram expulsos do país. O Congresso aprovou duas leis repressivas. Perante tudo isso o Estado ficou preocupado e teve de reter as greves com violência. 


 Reivindicações Trabalhistas:
1-     Melhorar condições de vida
2-     Conquistar o mínimo de direito
3-     Aumento do salário
4-    Proibição do trabalho para menores de 14 anos
5-    Acréscimo de 50% de horas extras
6-    Abolição do trabalho noturno para mulheres e menores de 18 anos
7-    Medidas contra a carestia de intervenção do Estado
O governo partiu para a repressão militar. Esta se abateu principalmente sobre os operários estrangeiros que tinham papel importante como organizadores do movimento. Perdendo direitos de expressão. Os protestantes iam bem vestidos para pasarem a imagem de um movimento sério.

Camadas Médias:
O foco da classe média era as reivindicações sociais e políticas. Querem que a constituição seja respeitada. Começam a aparecer após a 1ª Guerra Mundial, liberalismo autêntico, eleições limpas, respeito aos direitos eleitorais, colocando (aplicando) um voto secreto. A principal reivindicação social seria a educação.

Mudanças Culturais: Modernistas
O quadro acima pintado por Abapuru é um dos mais importantes da semana moderna de 1922.
As mudanças culturais tinham uma metáfora onde o povo tinha muita capacidade trabalhista e pouca capacidade mental.

Oswald Andrade:
Escreveu dois grandes manisfestos modernistas, a Poesia Pau-Brasil (1924) e o Manifesto Antropófago (1928) – Demonstrava as técnicas de pintura européia mas passa a ter um tema brasileiro.

Tupi or not tupi, that is the question” – Adaptado da frase de Shakespeare

13/06/2012



Crise da 1ª Repúlbla
Tenentismo -> Tenentes -> Oficiais de baixo patente do exército
- Propostas: Antioligarquias
. Centralização Política
. Governo Forte
. Educação
. Nacionalismo
. Controle do poder das Oligarquias
->Movimentos Tenentistas
1922 -  18 do Forte (Rio de Janeiro)
1924 – Revolta de São Paulo
1925-27 – Coluna Prestes
->Efeitos
- Prática: Não conseguem derrubar o governo
- Simbólico: Estímulo ao aumento das críticas
=> As eleições de 1930 e o fim da 1ª Repúlblica
1929 – Crisa da Bolsa de NY
A crise da Bolsa de NY gerou um colapso da política de defesa do café
- Washington Luis (SP) indica Júlio Prestes (SP) para a presidência
- MG rompe com o estado de SP e busca lançar uma candidatura rival
-> A “Aliança Liberal”
- MG + RS -> Getúlio Vargas
- Oligarquias “dessidentes” ( PB – João Pessoa )
- Partido Democrático (SP)
- Apoio dos tenentes
- Campanha eleitoral nas cidades
=> Júlio Prestes vence a Eleição
-  Julho: João Pessoa é assasinado na Paraíba
- 3 de Outubro: inicia-se uma revolta militar contra o governo de Washington Luis
- 24 de Outubro: o governo é deposto 3 dias depois pelos militares, e passam o governo para Getúlio Vargas
- Inicia-se a “Era Vargas” (1930-1945)


12/06/2012

Vídeo/Aula sobre as revoltas de Vacina; Contestados e Canudos








11/06/2012


ROTEIRO DE ESTUDOS PARA O SIMULADO DIA 18/06

Identificar as fases da República Velha – Militar e Oligárquica.
Durante o período da República Velha, o Brasil passou por duas formas de governos distintas: a Militar e a Oligárquica. Durante o governo militar, comandado por Deodoro (marechal do exército), percebia-se um governo mais autoritário e centralizador, com isso, o povo era “obrigado” a aceitar o governo militar, caso desobedece ou falasse mal do governo era condenado à insubordinação, ou seja, morte. No governo da Oligarquias, comandado pelo paulista Prudente de Moraes, percebia-se a presença de manipulações, ou seja, o governante dava autonomia para os Estados, e em troca ganhava apoio político e representante favoráveis na Câmara e no Senado.

Características da política dos governadores.
 A política dos governadores era simples, o governante (no caso Prudente de Moraes) dava autonomia para os Estados criarem leis regionais favoráveis ao estado, e em troca recebia apoio político e representante favoráveis na Assembléia, com isso, as leis criadas por Prudente de Moraes tinham apoio das Oligarquias, e quase todas eram aprovadas.

Identificar os motivos das Revoltas Populares (movimentos sociais). Vacina, Contestado e Canudos.
Vacina: Gerou revolta porque a população não tinha informações sobre a vacina, foram expulsos do centro da cidade após a modernização da capital, obrigando a população pobre ir morar nas favelas, eram obrigados a se vacinar contra a própria vontade e além disso, tinha a questão cultural, ou seja, levantar a manga da camisa de uma mulher na época e colocar uma agulha era considerado praticamente um “estrupo”.
Canudos: Era uma alternativa ao coronelismo, ou seja, se separar dos coronéis. Queriam a reinstauração da monarquia, uma vez que não aceitavam o modelo coronelista (que era colocado como a culpa de todos os problemas do campo), e faziam uma crítica na PRÁTICA, porque tinham o convívio com os coronéis e com sua forma de governo indesejada pelos protestantes de Canudos.
Constestado: “Sertanejos sem-terra e famintos viviam nesta região sob a dura exploração dos fazendeiros e duas empresas norte-americanas que ali atuavam. Sob a liderança do monge João Maria os sertanejos começaram a se organizar conta a situação que os oprimia. Com a morte dele em seu lugar ficou o monge José Maria.
José Maria reuniu mais de 20 mil sertanejos que lutavam por um pedaço de terra e uma vida mais justa.

Definição/Características do Coronelismo.
O coronelismo é o clientelismo aplicado pelos coronéis, ou seja, a desigualdade social fazia os trabalhadores ficarem dependentes dos coronéis, com isso, os cornéis ofereciam recursos capazes de manipular a cabeça destes trabalhadores, e durante as eleições, os coronéis mandavam capangas que colocavam pressão sobre os eleitores, e verificavam se estavam votando no candidato proposto pelo coronel.

Caracterizar: Coronelismo, voto de cabresto, política do café com leite, movimento tenentista e política dos governadores.
Coronelismo: Desigualdade social + Recursos = gera dependência dos trabalhadores

Voto de Cabestro: Voto manipulado, os coronéis aplicavam o coronelismo, e pelo fato do voto ser aberto eles conseguiam controlar quem votava em quem.

Política do Café com Leite: Conflitos entre São Paulo (maior produtor de café) e Minas Gerais (produtor de leite), onde ocorriam revezamento do poder entre os Partido Republicano Paulista (PRP) e o Partido Republicano Mineiro (PRM), estes que por sua vez possuíam controle sobre as eleições.

Movimento Tenentista: Propunham fatores antioligarquias, com centralização política e controle do poder das Oligarquias.

Política dos governadores: A política dos governadores era simples, o governante (no caso Prudente de Moraes) dava autonomia para os Estados criarem leis regionais favoráveis ao estado, e em troca recebia apoio político e representante favoráveis na Assembléia, com isso, as leis criadas por Prudente de Moraes tinham apoio das Oligarquias, e quase todas eram aprovadas. 


Relacionar: cangaço, padre Cícero e a coluna Prestes.
Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, era devoto de padre Cícero e respeitava as suas crenças e conselhos. Os dois se encontraram uma única vez, em Juazeiro do Norte, no ano de 1926. Naquele ano, a Coluna Prestes, liderada por Luís Carlos Prestes, percorria o interior do Brasil desafiando o Governo Federal. Para combatê-la foram criados os chamados Batalhões Patrióticos, comandados por líderes regionais que muitas vezes arregimentavam cangaceiros.”


30/05/2012

Questões sobre Primeira Republica



1. Caracterize as revoltas: Contestado e Canudos
Contestado: revolta popular e messiânica por disputa de terras no sul do país. Indiretamente era um movimento contra as praticas patrimonialistas do governo civil.
Canudos: outra revolta popular e messiânica que fundou na Bahia uma cidade de 40 mil pessoas e que foi a II economia da Bahia. Canudos era uma alternativa contra a truculência dos coronéis e do governo civil.
2. Explique a Frase:
“o povo, que pelo ideário republicano deveria ter sido protagonista dos acontecimentos, assistira a tudo bestializado, sem compreender o que se passava, julgando ver uma parada militar.“
Levando em conta o par de oposição Povo x Elite.
A elite brasileira criou mecanismos de se perpetuar no poder e limitar a participação do povo. O povo brasileiro tinha uma participação restrita ao voto, que era manipulado com truculência, mas tinha vários deveres para a manutenção da República.
3.Conceitue: Patrimonialismo, a República Brasileira
Patrimonialismo: Prática corrupta de favorecimento pessoal a partir dos recursos públicos.
República Brasileira: Através do patrimonialismo, a república brasileira era excludente e restringia a participação popular  a muitos deveres e quase nenhum direito.
4. Indique ao menos duas permanências e uma ruptura da República atualmente.
Permanências: O patrimonialismo e o latifúndio.
Ruptura: o direito de voto, antes restrito, atualmente é irrestrito.



Questão 1:
A política dos governadores inaugurada por Campos Sales, é considerada o exemplo mais
notório da política de conciliação na história do Brasil porque:
A) consiste numa troca de favores institucionalizada entre os poderes municipal, estadual e federal, que fortalece as oligarquias.
B) significa o apaziguamento das tensões no relacionamento entre civis e militares, difícil desde a revolta da armada.
C) põe fim ao chamado ENCILHAMENTO, reforma econômico financeira promovida por Rui Barbosa, a qual tumultuou a vida do país.
D) representa a solução final para os problemas com a igreja, enfrentados desde o período de desagregação da monarquia.
E) resolve dissesses internas, como as de Canudos e a luta do Contestado, ambas marcadas por um caráter messiânico.

As questões 2 e 3  relacionam-se ao trecho que se segue:

   "Socialmente, o coronel exerce uma série de funções que o fazem temido e obedecido (...) Aos agregados ele dispensa favores: dá-lhes terras, tira-os da cadeia e os ajuda quando doentes; em compensação exige fidelidade, serviços, permanência infinita em suas terras, participação nos grupos armados. Aos familiares e amigos, ele distribui empregos públicos, empresta dinheiro, obtém crédito; protege-os das autoridades policiais e jurídicas, ajuda-os a fugir dos compromissos fiscais do Estado.

Questão 2:
O texto acima relaciona-se a um fenômeno político social característico:
A) do Estado Novo
B) da Nova República
C) do Segundo Reinado
D) da República Velha
E) do Período Militar

Questão 3: NÃO pode ser confirmada pelo trecho a seguinte afirmativa:
A) o coronel era em geral um grande proprietário de terras.
B) o poder político do coronel podia ser avaliada pelo número de pessoas que mantinham sob sua dependência.
C) o Coronelismo representou o controle da política nacional por um grupo de altos oficiais das Forças Armadas.
D) as oligarquias rurais brasileiras mantinham-se no poder graças á força política, social e econômica de que dispunham.
E) as práticas políticas que caracterizavam o coronelismo refletiam traços da velha sociedade rural brasileira.

Questão 4:
A guerra de Canudos, na qual o Exército Brasileiro derrotou, entre os anos de 1896 e 1897, os sertanejos baianos liderados por Antônio conselheiro, ocorreu em meio a um delicado momento da vida política brasileira. Neste momento estavam em jogo:
A) a luta contra a reação monarquista que financiava os seguidores do beato fanático.
B) a defesa do poder da Igreja, empresa no padroado, frente ao avanço da seita milenarista e messiânica liderada por Antônio Conselheiro.
C) o avanço ameaçador de grupos étnicos do interior baiano que punham em questão o projeto civilizador da República.
D) a disputa entre civis e militares pela direção do processo de consolidação da ordem republicana brasileira, exacerbada durante o governo do primeiro presidente civil do país, Prudente de Moraes.
E) o poder de Floriano Peixoto aliado às forças civis paulistas, contra os militares que compunham o chamado "grupos jacobinos".

Questão 5:
A República Brasileira, na última década do Século passado, caminhava para a consolidação da oligarquia dos coronéis-fazendeiros. A   crise econômico-financeira agravava as condições de vida na cidade e no campo. A rebelião de Canudos pode ser entendida como movimento de:
A) hesitação dos mandatários políticos em desfechar medidas repressivas contra a gente oprimida.
B) tensão social agravada pela expulsão dos camponeses que atuavam nas frentes pioneiras catarinenses e paranaenses.
C) resistência da população sertaneja contra a estrutura agrário-latifundiária e as medidas repressivas oficiais.
D) descontentamento dos fanáticos que buscavam efetivar práticas liberais burguesas.
E) rebeldia dos jagunços que se opunham à rede de açudes e às campanhas de combate às secas.

Questão 6:
Esperança da cidade   -    O mito do “doutor”   
                                A expansão do café transformou antigas vilas brasileiras em cidades modernas. Foi o caso de São Paulo, onde o sucesso da economia estimulou o comércio e outras atividades paralelas. Isso atraiu um grande contingente populacional, que se concentrou na capital paulista. Eram pedreiros, ferroviários, barbeiros, funileiros, sapateiros, marceneiros, carpinteiros.
                               Com a urbanização, a cidade tornou-se ambiente propício para o desenvolvimento da indústria, pois reunia mão-de-obra e consumidores em quantidade. Surgiu, então, uma nova categoria de trabalhadores explorados pelas classes dominantes: o proletariado. Eram pessoas que vinham principalmente das zonas rurais e de outros países para trabalhar nas industrias. Mais de 30% do proletariado se constituía de mulheres e crianças, que trabalhavam por baixíssimos salários e em condições subumanas.
                               As classes médias urbanas procuravam fugir do trabalho nas fábricas assumindo funções no comércio, nos bancos  e nas repartições públicas. Condenadas a desempenhar um papel secundário na estrutura social dominante, eles acalentavam, porém, um sonho: conseguir o anel de “doutor”.
                               Medicina, jornalismo, engenharia e advocacia eram profissões de prestígio, abriam as portas dos salões elegantes da alta sociedade. Daí a importância do diploma universitário. Para o jovem de classe média, conseguir se formar significava “vencer na vida”. O título de bacharel ou, como se dizia, de ‘doutor” tornou-se um mito: a via de acesso mais segura para a ascensão social”.                               

Com relação ao texto podemos afirmar:
A) A riqueza gerada pelo café na República do início do século, garantiu a manutenção da estrutura agrícola herdada dos períodos anteriores e ao mesmo tempo viabilizou o desenvolvimento urbano e industrial no período.
B)  A classe média, no Brasil, historicamente tem origem urbana e suas reivindicações políticas e econômicas, se prendem ao universo urbano (condições de trabalho, transporte).
C)  A estrutura econômica do Brasil passou por alterações profundas a partir da década de 30, e o mito do “doutor” se manteve profundamente enraizado na cultura da classe média, e mesmo nos anos 90, apesar da crise econômica esse mito se mantêm com muito vigor.
D) O processo de imigração iniciado no final do século passado, e que se manteve no início desse século, aliado ao deslocamento da população nordestina rumo ao sul são elementos que viabilizaram a industrialização.
E) Todas as alternativas estão corretas.

Questão 7:
                            O  Brasil não tem povo, tem público!!
Esta frase sintetiza ironicamente para o  escritor Lima Barreto, a relação entre o Estado republicano e a sociedade brasileira. O que Lima Barreto quis dizer com essa afirmação? Poderíamos aplicá-la também à análise do processo da independência? Porque?

Questão 8:
Conselho de um político velho político veterano da República Velha a um político novato:
     " - Se o senhor quiser fazer sozinho a sua campanha, a sua eleição
     não será reconhecida. Mais ainda: o seu nome não será incluído nas
     listas de candidatos. Aliás, que importa, já que o senhor não seria
     mesmo eleito!"
     Esta passagem se refere:
a) às intervenções realizadas pelo poder federal nos Estados após certas eleições, sob a República velha.
b) à costumeira prática de fraudes e manipulações eleitorais vinculadas, sob a República Velha ao predomínio do partido Republicano.
c) ao que se conhece como a "política do café-com-leite" e seu sistema eleitoral fraudulento na República Velha
d) ao sistema eleitoral que na República Velha permitia manter, através de fraudes e manipulações o poder político das oligarquias estaduais como beneplácito do governo federal.



Video sobre Primeira Republica



29/05/2012 - Roteiro para prova do dia 04/06

IDENTIFICAR os movimentos sociais da Primeira República.
Cangaço, Contestado, Canudos, Chibatada e Vacina.

CARACTERIZAR os movimentos sociais da Primeira República.
Cangaço: foi uma revolta que ocorreu no nordeste com o objetivo de redistribuição de poder entre as massas, e era composta por grupos socias como os cangaceiros.
Contestado: ocorreu na fronteira de Santa Catarina e Paraná, onde os sertanejos pobres e os cristãos reivindicavam a reinstauração da monarquia, redistribuição de terras e melhoria nas condições de vida
Canudos*: foi uma das principais revoltas, que reivindicavam reinstauração da monarquia, melhoria nas condições de vida dos sertanejos e o fim do coronelismo, era composta principalmente por sertanejos pobres e os cristãos do interior da Bahia (Belo Monte)
Chibatada: os marinheiros cansados de sofrerem punições reivindicavam a proibição de castigos corporais e melhoria nas condições de trabalho, revolta foi instalada nos portos do Rio de Janeiro
Vacina*: foi outra grande revolta, juntamente com a de canudos e iam em busca de maior participação política, melhoria nas condições de vida, mas principalmente mais respeito do governo e seus representantes com a população, composta por classe populares.

RELACIONAR os movimentos sociais do período às realidades de vida e aos problemas vividos pelas populações que promoveram os mesmos.
As condições de vida para os que protestaram eram precárias, uma vez que a maioria das revoltas aconteceu no campo e em cidades pouco importantes. No caso do movimento social de canudos os protestantes tinham baixo poder com si e queriam ter maior participação diante da Câmara e do Senado. Em contestado, os protestantes não aderiram a forma de governo republicano que acabava de ser instalada no Brasil, porque sua condições de vida estavam precárias e queriam redistribuição de terras que estavam concentradas nas mãos dos grande proprietários, no caso os coronéis. Na revolta de Canudos, os protenstantes eram contra o coronelismo, e queriam reinstalar uma monarquia no país através de discurssos religiosos, e esses dircursos (que não eram formais nem informais, eram discursos praticantes) com intenções monarquistas preocupavam o governo. Na chibata, a marinha protestava a favor de melhores condições de vida, porque sofriam muito com punições, muita das vezes desnecessárias ou sem motivos. Por último, a revolta da Vacina queria um maior respeito do governo e de seus representantes porque estavam sendo submetidos à vacinação forçada, contra a sua própria vontade, e sem saber o porque daquela nova lei.

EXPLICAR os impactos sociais das Reformas Urbanas na Capital.
No início do século XX, o Brasil resolve modernizar a capital (Rio de Janeiro) implantando uma reforma urbana, mas como a maior parte da população pobre vivia no centro das cidades (em cortiços), e suas casas haviam sido destruídas pelo governo, a população começou a morar em morros (foi a partir daí que começaram a surgir as favelas que até então existiam, mas com pouca intensidade).

EXPLICAR as estratégias do governo da Primeira República para enfrentar a desvalorização do café.
Valor do café estava baixo, com isso o governo começa a comprar e estocar parte das safras, com isso o preço do café volta a subir valorizando o produto. Os cafeicultores vendem o café valorizado para o mercado externo (internacional), principalmente Estados Unidos. Então o governo pega o estoque e tenta vender, mas por preços muito baixos, não conseguindo pagar seus empréstimos, levando ao endividamento.

ANALISAR a relação entre público e privado na política da Primeira República.
Os politicos da 1ª republica cuidavam dos interresses publicos como se fossem privados e faziam leis e politicas de acordo com seus interesses privados.

EXPLICAR o acordo político entre Governo Federal e Oligarquias Estaduais durante o período da República das Oligarquias.
O presidente instala uma lei onde as Oligarquias Estaduais iriam ganhar autonomia podendo assim criar leis regionais para o bem de todos os membros do estado, e em troca as Oligarquias mandavam representantes favoráveis ao governo para aprovar as leis criadas pelo presidente, onde a maioria dessas leis eram aprovadas.

RECONHECER as práticas eleitorais fraudulentas do período.
Voto de cabestro (voto aberto) e Coronelismo (os cornéis compravam os votos da população que dependiam dos recursos, uma vez que era uma sociedade com muitas desigualdades sociais).

AVALIAR criticamente a relação entre as oligarquias estaduais mais poderosas do período.
A relação entre as Oligarquias Estaduais não era uma das melhores, já que o início da República da Oligarquias começou com conflitos entre os estados. O presidente cria uma lei que é vetada na Assembléia porque iria favorecer somente a alguns estados, uma vez que nem todos eram produtores de café. Mas ao ser instalado a política dos governadores nasce uma estabilidade entre as Oligarquias, já que o governo havia lhes oferecido autonomia para decição de leis regionais.



*DIVISÃO DE PODERES                  *LIBERALISMO                    *CIDADANIA                               

*FEDERALISMO      

Divisão de poderes: os poderes eram divididos em quatro; Legislativo, Executivo, Judiciário e Moderador. O Imperador era responsável pelo poder moderador e executivo.

Liberalismo: Direitos individuais (individualismo-mérito)
Voltado para liberdade individual onde o Estado interfiria POUCO : “Vida, Liberdade e Propriedade”

Cidadania:
 Direito Civil: igual perante a sociedade, independentemente da cor, sexo, idade (Lei ≠ Prática)
Direito social: Serviços púlblicos restritos = Baixo investimento
Direito Político: Voto “universal” menos Padres, Soldados, Mulheres, Mendigos, Menores de 21 anos e Analfabetos (voto excludente). Com isso somente 1% (aproximadamente) da população tinha direito á voto.

Federalismo: As oligarquias estaduais (formada por latifundiários) tinham autonomia regional, podendo assim criar leis para o bem de todos os membros do estado, promovendo também um conjunto de regras básicas comum.



Governo Provisório                   Governo Constitucional (1891)
Deodoro – 1889                    Deodoro / Floriano Peixoto
Em 1889, Deodoro da Fonseca assume como presidente provisório após depor D. Pedro II. Dedoro era marechal do exército (autoritário e centralizador), com isso, o cidadão que desobedecer, insubordinar o exército ou a forma de governo era condenado à morte.
Primeiras Medidas:
- Fim do Senado Vitalício (2)
- Dissolução da Câmara (2)
- Banimento da Familía Real (2)
- Separação entre Estado e Igreja (1)
- “Grande Naturalização” (1)
(1) – Transmitir a idéia de eficiência e modernidade ao novo regime
(2) – Eliminar a influência política e cultural da monarquia

Grande Naturalização” :  Todos os imigrantes que viessem para o Brasil, e não quisessem ganhar cidadania brasileira, tinha um prazo de 6 meses para ir até a Igreja e declarar que não gostaria de se tornar cidadão brasileiro, caso contrário o Estado consideraria-o como cidadão.

Convocação da Assembléia Constituinte:  Teria a responsabilidade de eleger o primeiro presidente da república. ( Câmara + Senado )

Rui Barbosa, implementa o encihlamento como principal objetivo desenvolver a economia no 2° (principalmente) e 3° setor, uma vez que a economia estava voltada para o 1° setor e para o café que representava 60% da produção.

-Encilhamento:
Permissão para que alguns bancos emitissem papel moeda
- Objetivo: oferecer crédito para atividades produtivas, em especial a indústria
- Efeitos: inflação, especulação (investimentos), desorganização econômica












Governo Constitucional de Deodoro (25 de fev. A 23 de nov. ) e Floriano Peixoto (1891-1894)

Deodoro da Fonseca assume o governo constitucional em meio uma crise econômica, com tendências centralizadoras, uma vez que era marechal do exército, Deodora acaba criando constantes atritos com o Congresso. Com as constantes brigas como Congresso (e a falta de apoio do exército), Deodoro resolve fechá-lo. Em Novembro de 1891, Deodoro abandona o cargo de presidente, e Floriano assume a presidência. Floriano abaixa os impostos no Rio de Janeiro (capital), e busca alianças com as Oligarquias Paulistas, que era o estado mais rico do Brasil e o segundo mais populoso, e em troca teria que dar apoio político ao estado. Floriano Peixoto viola o federalismo, apoiando o Partido Repulblicano Rio-Grandense (PRR),  gerando revolta do Partido Federalista (PF) contra o presidente.  As duas revoltas se unem porque tinham o mesmo objetivo: derrubar o presidente, mas em março de 1894 a Armada é controlada e em agosto de 1895 a Revolta Federalista chega ao fim. Em 1894 ocorre a eleição presidencial; O paulista Prudente de Moras assume o poder com a ajuda de Floriano Peixoto.








República das Oligarquias

 

A República das Oligarquias é o confronto entre os poderes Executivo e Legislativo. Em 1894, o presidente paulista cria uma lei onde iria abaixar impostos do café e subir os impostos de outros produtos. A lei não é aprovada no Legislativo, gerando briga entre Executivo e Legislativo. Os estados queriam autonomia, e Prudente instala; Junto com um acordo entre as Oligarquias estaduais, a política dos governadores.




 

 



 CORONELISMO

 Os coronéis são capazes de manipular o processo eleitoral através do voto de

CABESTRO. = voto aberto + coronelismo


 

 Coronelismo:    O coronelismo é o clientelismo aplicado pelos coronéis.

       Oferecendo ajuda aos necessitados, os coronéis conseguiram manipular os votos abertos e também existia a dependência da população para a ajuda de recursos que os coronéis vinha a fornecer, ou seja, coronelismo = clientelismo = dependência ocorrido pela desigualdade social + recursos. Se fosse necessário de usar violência os coronéis usavam, mas em primeira mão elas apenas persuadiam oferecendo ajuda.

coronel é igual ao elemento central do sistema político naquela época. 



Economia

 

Agroexportação

 


                                     

 Em 1900, o Brasil produzia mais café do que a demanda global. Isso provocou a queda dos preços do produto.  O que fez a balança comercial brasileira ficar deficitária porque produtos com maior valor agregado ( trabalho + tecnologia ) tende a ter maior valor no mercado.  Com a balança deficitária, ocorreu o aumento das dívidas externas.

 

Convênio de Taubaté



Criado em 1906, na cidade paulista de Taubaté, tinha INICIALMENTE como principais favorecidos Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 1908, o convênio passa a ser estadual favorecendo o país todo. Valor do café estava baixo, o governo estoca parte das safras, com isso o preço do café volta a subir, valorizando o produto. Os cafeicultores vendem o café valorizado para o mercado externo (internacional), principalmente Estados Unidos. O governo pega o estoque e tenta vender, mas por preços muito baixos, não conseguindo pagar empréstimos, lenvando ao endividamento. O governo criou o Convênio de Taubaté com interesses políticos, porque os cafeicultores faziam parte das principais Oligarquias. Além do interesse político, o governo queria o controle da expansão da safra, ou seja,  não poderia ocorrer o aumento das safras, porque com o aumento nas safras, o governo iria pegar mais empréstimos, se endividaria mais para que o preço do café se ficar alto. A impressão do papel moeda para pagar as dívidas iriam gerar inflação do dinheiro brasileiro. 




Funding Loan

1 – Objetivo : Manter o crédito com países como Inglaterra

2 – Mecanismo  : Congelamento dos juros ingleses e novo empréstimo separado (Brasil não conseguia pagar nem os juros)

3 – Efeitos : Pagamento de impostos

 

Surto Industrial

Entre julho de 1914 e novembro 1918 ocorreu a Primeira Guerra Mundial e, a partir dai, vamos constatar que os períodos de crise foram favoráveis ao nosso crescimento industrial.


Industria     
 Capital         Efeitos (?)


                            Mão de obra            1ª Guerra Mundial: momento em que o Brasil passa por um “surto industrial” (1914 – 1918)

capital, ou parte dele, é necessário para contribuir com as industrias rio dos cafeicultores. Eles emprestavam o dinheiro para outros contribuírem nas indústrias.

mão de obra, necessária para trabalhar nas indústrias, foi em sua maioria formada por imigrantes europeus.

Além de mão de obra barata os imigrantes trouxeram consigo a miscigenação e novas culturas, que acaba misturando-se com a nossa.


Os 
efeitos disso tudo são:      Desenvolvimento do meio urbano

                                             Movimento opinário (maior influencia imigrante)

 Gráfico de Crescimento industrial 



    

REVOLTAS DE CANUDOS E VACINA: 
Povo Apático: Povo não se posiciona ou faz reações populares. Canal de participação informal.·       
 Canudos: Representa uma alternativa ao coronelismo (ou seja, não ficar dependende dos coronéis). Todo mundo trabalha e divide comida para quantidade de pessoas na família.Canudos ≠ Coronelismo·         Não era todo mundo que aceitava o coronelismo, e Canudos não era uma crítica formal ou informal, é uma crítica na praticante. O comandante de Canudos explicava o mundo para os camponeses com a religiosidade colocando culpa dos problemas do campo em cima do governo. O governo se preocupa com o discurso monarquista, não com os problemas do sertão baiano. Depois que destruírem os canudos (após 5 expedições), construíram um açude para afundar a cidade.·         
Revolta da Vacina: Revolta urbana em Rio de Janeiro, que era totalmente simples: a vacinação de todos, mas gerou revolta porque a população não tinha informações suficiente sobre a vacina. Rio de Janeira era uma das cidades mais fedidas da época e em todo verão que cerca de 1% da população morria por doenças. No início do século XX, o Brasil resolve modernizar a capital implantando uma reforma urbana, mas como a maior parte da população pobre vivia no centro das cidades (em cortiços), e suas casas foram destruídas pelo governo, obrigando a população a ir morar no morro (dando início às favelas). Governo acreditava que a população pobre era ignorante, e impunha pressão sobre eles e os vacinava contra sua própria vontade. Começa então a surgirem boatos que colocam medo sobre a cabeça dos pobres. Além disso, eles se revoltaram contra o governo pela questão cultural, porque na época levantar a manga da camisa da mulher e colocar uma agulha em seu braço era considerado praticamente um “estrupo”. 








Produzido por: Felipe Muradas e alterações/revisão por Isaac Velame