ROTEIRO DE ESTUDOS - ERA VARGAS
·
COMPARAR os regime político estudado na República Velha com o
Regime político instalado no Brasil durante o Estado Novo.
A
constituição de 1891 era mais federalista do que a de 1934, apesar de Vargas
dizer o contrário. Em 1937, a constituição acaba e se torna mais
centralizadora, dando origem à Ditadura de Vargas. A constituição de 1891 era
liberal e pensava no indivíduo, enquanto a de 1934 era menos liberal pois
focava mais nos direitos sociais (governo populista), por exemplo, o governo de
Vargas criou as leis trabalhistas para não ter o pior conflito novamente (que
era o movimento operário) e para ganhar apoio popular. Algumas coisas mudaram
durante essas constituições, por exemplo, o voto. Antes (1891) era voto aberto,
somente para homens com idades superiores a 21 anos. Depois (1934) era voto
secreto, homens e mulheres com idades superiores a 18 anos. Essa troca de votação,
teve como consequência o fim do voto de Cabestro.
·
DESTACAR (APONTAR) os motivos da
desvalorização do café no final dos anos 20.
O café era
a principal base da economia brasileira, com isso, muitos latifundiários
compravam terras com o objetivo de plantar café em suas terras e exportá-los,
porém, como haviam vários lotes com produção cafeeira, o preço começou a
diminuir (lei da oferta e procura), e pra piorar ainda mais, teve a crise de
29, onde houve a quebra da bolsa de NY e, os EUA pararam de comprar produtos de
outros países. Com isso, o Brasil se prejudicou muito, uma vez que os
americanos eram o principal consumidor do café brasileiro, assim, os estoques
de café estavam ficando cada vez mais cheio, e consequentemente, o preço do
café ia se desvalorizando cada vez mais.
·
EXPLICAR como o Estado Novo manteve o
apoio popular após o golpe de 1937.
Vargas, e
alguns colaboradores próximos do presidente (incluindo membros da Ação
Integralista Brasileira), forjaram um plano de golpe comunista intitulado como
Plano Cohen. Com a intensa propaganda anticomunista o plano é “descoberto” em
novembro de 1937, e Vargas “salva” novamente o país do perigo comunista. Ainda
em novembro de 37, alegando o perigo que os comunistas representavam e a
necessidade de proteger a nação, Vargas apresenta uma nova constituição que o
mantém no poder.
Por Isaac: Vargas
tinha intenção de continuar no poder, mas isso era impossível com as eleições
que certamente ocorreriam em 1938. Ele então inventa um falso plano, conhecido
como ‘Plano Cohen’, onde dizia que os comunistas estavam preparando para dar um
golpe no governo. Com as intensas propagandas de que o comunismo era ruim e perigoso,
à população fica com muito medo do golpe e assim apoiam qualquer atitude de
Vargas que poderiam salvá-los das mãos do ‘mal’. Foi assim que o Estado Novo
manteve o apoio popular, com uma simples declaração falsa de Vargas, ele
conseguiu manipular a população e criar uma nova constituição que o mantém no
poder.
·
RELACIONAR a II Guerra Mundial com o fim do Estado Novo.
O exército
brasileiro durante a II Guerra lutou ao lado do exército americano, com isso,
ao voltar para o Brasil, queriam a abertura da economia para comprar armas dos
EUA, pois viam que precisavam delas para desenvolver. Burgueses queriam a
abertura da economia, para comprar produtos americanos sem o controle do
governo. As classes médias, em 1930, acreditavam que as ditaduras eram o ideal
para o país pois os países ditadorias foram os que se reconstruíram mais rápido
após a crise de 29. Porém durante a guerra, a democracia estava vencendo e
queriam a implementação de uma democracia no Brasil (liberdade política e de
expressão). Além disso, Vargas foi contra seus próprios posicionamentos
políticos, ao entrar na guerra ao lado dos aliados, já que Vargas era um
ditador que não aceitava eleições, porém mandou seu exército para lutar contra
governos que aplicavam regimes que não aceitavam eleições. Essa contradição de
Vargas, criou rebeliões internas pois tinham raiva de Vargas aplicar uma
política facista no Brasil, e sacrificar homens do seu exército para lutar
contra o facismo.
Por Isaac: A
partir da declaração da II Guerra, sendo pressionado pelos EUA, Vargas entra ao
lado dos aliados, que certamente iria lutar contra o nazismo e o fascismo. Com
isso o governo de Vargas começa a se desgastar diante da população, onde ele
estava apresentando uma bipolaridade política diante do cenário nacional e
internacional, pois aqui ele tinha seu poder baseado nas práticas fascistas,
mas na guerra entrou contra o regime que ele dizia ser. O governo foi sofrendo
então um desgaste e assim podemos dizer que a II Guerra foi crucial para
retirada de Vargas do poder, ainda mais com o surgimento de muitos movimentos
de oposição (como o Movimento Queremista) e assim acabou o Estado Novo também.
·
ESTABELEÇA a relação entre Luiz Carlos
Prestes e a Intentona de 1935
Prestes
aliou-se à ANL (principal partido político nacional que era contra Vargas),
acreditando ser capaz de tomar o poder do Brasil. Em novembro de 1935, alguns
setores da ANL (principalmente os tenentistas) tentam derrubar Vargas, mas sem
a participação popular e a desarticulação com o partido comunista, o plano
fracassa. Cerca de 6 mil pessoas foram presas e com isso vários setores da
oposição foram eliminados.
·
EXPLICAR as consequências da intentona
para a política brasileira
Como o
plano da ANL para tirar o governo de Vargas fracassou, o governo brasileiro
começou a criar intensas propagandas anti-comunista. Como Getúlio foi capaz de
salvar o brasil de um golpe comunista,
ele saiu do episódio com grande prestígio popular, sendo considerado um
“protetor do Brasil”.
·
CARACTERÍSTICAS governo Vargas que
tentaram acabar com a malandragem no Brasil.
O que acabou com a malandragem no Brasil, na época do governo Vargas, foram as Leis trabalhistas e a Lei de Sindicalização. Isso fez com que os trabalhadores rendessem mais no serviço e a produção aumento. Pois Vargas aplicou fortemente a 'Ideologia do Trabalho' onde era feito os estímulos para trabalhar e mostrar que quem trabalhava era realmente valorizado, e outra característica é a punição dos maiores de 18 anos que não trabalhavam e ficavam 'morcegando', assim eles recebiam a visita da polícia, podendo apanhar e ser preso.
O que acabou com a malandragem no Brasil, na época do governo Vargas, foram as Leis trabalhistas e a Lei de Sindicalização. Isso fez com que os trabalhadores rendessem mais no serviço e a produção aumento. Pois Vargas aplicou fortemente a 'Ideologia do Trabalho' onde era feito os estímulos para trabalhar e mostrar que quem trabalhava era realmente valorizado, e outra característica é a punição dos maiores de 18 anos que não trabalhavam e ficavam 'morcegando', assim eles recebiam a visita da polícia, podendo apanhar e ser preso.
·
EXPLICAR o papel dos sindicatos
durante a Era Vargas e CITAR o nome dado aos sindicatos controlados pelo
governo.
Os
sindicatos se tornam “colaboradores do Estado” com isso, ajudam no controle dos
trabalhadores. Com isso, os sindicatos são proibidos de filiar-se a sindicatos
internacionais, realizar atividades políticas, associar-se a outros sindicatos,
ser formado por funcionários públicos, e as verbas sindicais são controladas
pelo Estado.
20/10/2012
ROTEIRO DE ESTUDOS DE ISAAC VELAME
- · Identificar os motivos que levaram à II Guerra Mundial
Causas Europeias:
-Crise de 29 -Nacionalismo -Militarismo
-Tratado de Versalhes: revanchismo alemão, japonês e
italiano.
-Imperialismo: expansionismo e disputa por mercados.
-Lebensraum: espaço vital alemão.
-I Guerra Mundial: desdobramento dos motivos e decisões
tomadas ao longo da I Guerra.
-Política de Apaziguamento: falta de iniciativa dos
Aliados em impedir o avanço, com expectativas de que o objetivo era enfrentar e
combater o socialismo.
-Anti-semitismo -Anti-comunismo -Invasão na polônia -Guerra Civil Espanhola
Causas Asiáticas:
-Guerra EUA x JAPÃO: disputa imperialista pelo Pacífico.
-CHINA x JAPÃO: o Japão invade a China e acirra disputa
com os EUA.
-Destino manifesto: Deus teria escolhido os americanos
para liderar o mundo.
- · Relacionar os desdobramentos da Política de Apaziguamento para a II Guerra
A Política de
Apaziguamento foi à falta de iniciativa dos Aliados em impedir o avanço e violação
do Tratado de Versalhes pela Alemanha, com expectativas de que o objetivo de
crescimento alemão era enfrentar e combater o socialismo, assim o confronto que
os Aliados esperavam era entre ALE e URSS. Porém, houve uma contraversa de
pensamentos quando os Aliados ficaram sabendo do tratado de não-agressão entre alemães e
soviéticos, ocasionando o fim da Política de Apaziguamento e o início da
guerra.
- · Identificar a atuação da ideologia nazista junto à juventude
Visava treinar crianças e adolescentes alemães de
6 a 18 anos de ambos os sexos para os interesses nazistas. Os jovens se
organizavam em grupos e milícias para-militares.
Ideias Nazistas:
-Critica ao Tratado de
Versalhes -Antissemitismo -Arianismo: superioridade da raça ariana
-Estado forte (antiliberal
e antidemocrático combate à luta de classe)
-Expansionismo (busca pelo
“estado vital”) -Antimarxismo
- · Relacionar os termos abaixo à II Guerra.
Blitzkrieg: (guerra
relâmpago) (#motorização e #rádio)
Foi
uma doutrina militar em nível operacional que consistia em utilizar forças móveis
em ataques rápidos e de surpresa, com o intuito de evitar que as forças
inimigas tivessem tempo de organizar a defesa. (#surpresa, #rapidez e
#brutalidade)
Kamikaze: ataque suicida por aviadores militares do Japão contra
navios dos Aliados nos momentos finais
da guerra
do Pacífico, destinados a destruir o máximo possível de navios de guerra.
A Grande Aliança: Inglaterra, União
Soviética e Estados Unidos.
As nações do Eixo:
Japão, Itália e Alemanha.
Nagasaki: Cidade arrasada pela bomba atômica.
- · Relacionar o New Deal e o ataque à Pearl Harbor à queda de desemprego nos EUA.
Ambos os
acontecimentos acima foi uma marca de crescimento de empregos para os EUA. Podemos
relacionar o New Deal a esse crescimento como uma nova intenção do governo em
investir na economia do país, criando mais indústrias e obviamente mais
empregos. Já o ataque de Pearl Harbor não gerou empregos e sim diminuiu o
desemprego, pois os EUA precisaram de mais pessoas para entrar no exercito com
a morte de muitos militares.
ROTEIRO DE ESTUDOS DE FELIPE MURADAS
Identificar os motivos que levaram à II
Guerra Mundial
Com a formação
do “Pacto de Aço” entre Itália e Alemanha, França e Inglaterra permitem a
violação do Tratado de Versalhes por parte dos alemães, acreditando que assim a
Alemanha iria se reforçar para atacar a URSS. Porém em Agosto de 1939, Alemanha e URSS assinam um tratado de
não-agressão válido por 10 anos. Agora, França e Inglaterra ficaram de olho nas
medidas que Hitler iria tomar pois agora estavam se vendo como alvo da
Alemanha. Em 1° de setembro de 1939, a
Alemanha viola o Tratado de Versalhes mais uma vez e invade o corredor polonês.
Com medo de que a Alemanha crescesse rapidamente, França e Inglaterra declaram
guerra, dando início à II Guerra Mundial.
Relacionar os desdobramentos da
Política de Apaziguamento para a II Guerra.
França e
Inglaterra permitem que a Alemanha viole o Tratado de Versalhes, acreditando em
uma guerra entre Alemanha e URSS, porém, Hitler apoiou-se aos soviéticos, para
destruiur França e Inglaterra, e posteriormente (após a vitória) atacar a URSS.
Identificar a atuação da ideologia
nazista junto à juventude.
Hitler com seus
discursos, conseguia atrair milhares de pessoas para seu lado, inclusive os
jovens. As oposições à Hitler, eram
contidas e eliminadas por um grupo denominado “camisas pardas”, formado por
jovens que defendiam o nazismo alemão.
Relacionar
os termos abaixo
à II Guerra.
Blitzkrieg: “Guerra Relâmpago” : conflito ficou mais
rápido pois havia uma melhor motorização e rádios, o que permitiam cercar os
inimigos por todos os lados, devido a melhor comunicação dentro do próprio
território inimigo.
Kamikaze : “Unidades de ataque suicida por aviadores militares do Império Japonês contra
navios dos Aliados nos momentos finais da campanha do Pacífico na Segunda Guerra Mundial”
A Grande Aliança : França, Inglaterra, URSS e EUA
As nações do Eixo: Alemanha, Itália e Japão
Nagasaki: Nagasaki foi um ataque nuclear ocorrido no final da Segunda Guerra Mundial contra o Império do Japão
A Grande Aliança : França, Inglaterra, URSS e EUA
As nações do Eixo: Alemanha, Itália e Japão
Nagasaki: Nagasaki foi um ataque nuclear ocorrido no final da Segunda Guerra Mundial contra o Império do Japão
Relacionar o New Deal e o
ataque à Pearl Harbor à queda de desemprego nos EUA.
Com a II Guerra, os EUA volta a
crescer devido a dependência da Europa por produtos americanos, com isso, a
taxa de desemprego desce e a economia volta a subir. Quando o Japão atacou Pearl Harbor, muitos navios
americanos foram destruídos, com isso, as indústrias tiveram que contratar mais
mão-de-obra para a reconstrução naval americana.
21/09/2012
ROTEIRO DE ESTUDOS
Explicar a relação entre a guerra e a melhoria na economia mundial.
Com a Segunda Guerra Mundial,
países como os EUA , que estavam se recuperando da crise de 29 tiveram a
oportunidade de reerguer a economia externa. Durante a guerra, indústrias foram
criadas, com isso, mas trabalhadores ganhando dinheiro e com isso mais produtos
sendo comprados e produzidos. Os EUA, mandava armas e munições para países
europeus que durante a II Guerra não tinham possibilidade de produzir produtos
militares, então, os EUA que até o momento não havia entrado na guerra, se
comprometia em abastecer França, Inglaterra e cia.
Identificar o crescimento comunista como ameaça a burguesia e à igreja
católica.
Partidos burgueses apoiavam à
direita, pois, caso apoiasse partidos de esquerda (comunistas), perderiam poder
político e deixariam de ser burgueses. Marx acreditava que a Igreja Católica
era um instrumento de domínio burguês, e por sua vez, a igreja era a alienação
do povo (Ex.: o trabalhador aceita suas condições de trabalho pois Deus quis
assim). Com o crescimento comunista, os partidos burgueses seriam eliminados, e
a igreja católica seria extinta, isso fez com que ambos tivessem medo de
crescimento comunista.
Identificar e Relacionar o Tratado de Latrão e suas consequências para
o poder da igreja católica.
Em 1929, a Igreja Católica assina o tratado de Latrão
com Mussolini, com isso, a Igreja ganha o Vaticano e “fecha” os olhos para os
crimes do Facismo. Esse tratado limita as revindicações da Igreja Católica
(ponto negativo), porém, ganham um Estado Independente e fazer acordo com um
país anti-comunista.
Explicar a tática russa na guerra contra a Alemanha e Relacionar a
vitória em Satlingrado com o desfecho na II Guerra.
Durante a II Guerra, a URSS, ao ser
atacada pela poderosa Alemanha (que havia tomado a França e colocado navios
perto da Inglaterra para impedir o reabastecimento – Batalha da Atlântica),
começa a destruir seu próprio território com o objetivo de atrasar o ataque do
seu inimigo e se preparar para o ataque ao inimigo (Alemanha havia assinado o
Tratado de não-agressão com a URSS, porém descumpre o trato e ataca a URSS, sem
ao menos uma carta de declaração). Com a aplicação dessa tática, os alemães
foram derrotador pois não conseguiram abrigo para passar o verão e o inverno de
1941. Como os soviéticos estavam se equipando durante o ataque alemão, ele
contra-atacaram a Alemanha perto da capital, Moscou. Os alemães exautos e com
problemas de reposição logística, foram afastados da URSS com a maior derrota
do Eixo durante a II Guerra. A guerra de Stalingrado for considerada importante
para o fim da Guerra, pois a Alemanha perdeu parte do seu exército, por fome ou
frio.
Relacionar a política de apaziguamento ao crescimento bélico alemão.
A Alemanha vinha desrespeitando o
Tratado de Versalhes, voltando à investir em indústrias bélicas, conquistando
territórios, etc. Em 1936, Alemanha e Japão assinam um tratado, onde um se
compromete com o outro para acabar com o comunismo. França e Inglaterra,
acreditavam que a Alemanha iria destruir a URSS, e que logo depois, tomariam
territórios alemães e soviéticos. Então
é assinado a Política de Apaziguamento, onde FRA e ING permitem o crescimento e a violação do
Tratado de Versalhes por parte alemã com o objetivo de impedir o avanço do
comunismo e do socialismo, acreditando que se ocorrese uma guerra entre ALE e
URSS, ambas iriam se auto-destruir.
Identificar o pacto antikomitern e o tratado ribbentrop-molotov e os
seus respectivos signatários.
Em 1936, foi assinado o pacto
Antikomitern, onde Alemanha e Japão se unem para acabar com o comunismo. Nesse
mesmo ano, França e Inglaterra assinam a política de apaziguamento, permitindo
o crescimento da Alemanha, acreditando que assim, a URSS seria destruida, e o
comunismo também. Em 1939, é assinado o tratado de Ribbentrop-Molotov, onde
URSS e Alemanha assinaram um tratado de não-agressão, válido por 10 anos. Em
1939, França e Inglaterra (acreditavam que ALE estava se reforçando para acabar
com elas) rompem a política de apaziguamento e declaram guerra à Alemanha.
18/08/2012
ROTEIRO
DE ESTUDOS
Identificar os motivos que levaram à crise política e econômica após
a 1ª Guerra.
Financeiro - Especulação: antes da
crise de 1929 muitas pessoas pegavam suas economias e investiam em ações
comprando partes de empresa, tendo certeza de que a instituição iria crescer
(pelo fato da situação econômica no momento está excelente) e o valor da ação
iria aumentar. Porem não aconteceu isso. As ações começaram a desvalorizar e as
pessoas perderam dinheiro. Esse foi o principal motivo da crise.
Produtivo – superprodução agrícola e
industrial: os agricultores começaram a estocar, uma vez que isto era
necessário pelo fato do principal consumidor não precisar mais do apoio desses
produtos, a Europa, voltou a crescer após a destruição da guerra e assim eles
pararam de consumir dos EUA.
Social – desigualdade social – consumo
dependente do crédito: as famílias americanas são totalmente consumistas, e
naquela época eles consumiam com o dinheiro emprestado pelos bancos. Como os
bancos estavam vivendo o problema da especulação eles não puderam mais emprestar dinheiro e muitos faliram.
Assim as famílias pararam de consumir. Com a diminuição do consumo, muitas
empresas que eram dependentes disso quebraram.
Politica: o aumento da crise fortaleceu as ideias socialistas e o avanço do
movimento operário, bem como dos Partidos Comunistas, pois a população
contestava o liberalismo. Isso preocupou as forças direitas e assim eles
organizaram ideias contra-revolucionarias, surgindo os primeiros regimes
autoritários.
Caracterizar a atuação dos partidos nazifascistas na Europa. Resumão
Estados Totalitários
O Império ditadorial Nazi-Fascista queria
dominar o mundo e criar uma Nova República de interesses totalitários.Mas para
isso tinha que invadir e destruir a Inglaterra (interesse alemão).Já para os
fascistas italianos (os camisas negras) levar a Itália recuperar seus
territórios perdidos em batalhas anteriores, quando foram sumariamente
derrotados por exercitos inimigos.
Identificar e Caracterizar as causas e consequências da Crise de
1929. Pg. 92 a 94 (Livro)
Causas:
Desemprego (taxas
muito altas) e alta concentração de renda, com isso o poder de compra diminui e
sobra muitos produtos.
Consequências:
Queda na
produção, falência de empresas/bancos e a desvalorização das ações.
Identificar as características dos estados totalitários. Resumão
Estados Totalitários – MS.
Os Estados totalitários são aqueles
similares a uma ditadura que mantem controle total sobre os indivíduos.
Caracterizar o regime fascista na Europa. Resumão Estados
Totalitários – MS e Livro Pg. 95 a 100.
Com a atuação dos “Camisas Negras”, o partido Facista elimina a
oposição e obtém grande vitoria nas eleições, o que leva Mussolini a instituir
uma ditadura facista. Ocorre a eliminação dos conflitos sociais, implementação
do corporativismo, difusão de ideias facistas, invasão da Etiópia, resgatando a
gloria da nação, e a intervenção na economia.
Explicar/Identificar as
seguintes características dos estados totalitários : Corporativismo,
anticomunismo, militarismo, racismo. Resumão Estados Totalitários – MS. e
Memória de Aula.
Corporativismo: Sociedade deve funcionar como um
corpo, ou seja, cada um cumprindo a sua própria função.
Anticomunismo: Combate ao comunismo, pois o viam como
ameaçador para sua forma de regime.
Militarismo: altos
investimentos na produção de armas e equipamentos de guerra. Fortalecimento das
forças armadas como forma de ganhar poder entre as outras nações. Objetivo de
expansão territorial através de guerras.
Racismo:
discriminação de racas, no caso dos alemaes considerava a
raça ariana, os melhores representantes, como superior a todas as outras.
Comparar os objetivos em comum entre o nazismo
e o fascismo. Resumão Estados Totalitários – MS.
Ambos eram anticomunistas, anti-liberais, eram de extrema
esquerda, existiam censura a
imprensa e a propaganda, proibição de greves, partido único, militarismo e
expansionismo.
29/06/2012
PROVA DE HISTÓRIA
Verbos de comando da prova:
Identifique (6X)
Relacione (3X)
Explique (1X)
Identificar o movimento
modernista através de imagens – slides Magnum sol.
Durante
o movimento modernista as pessoas tinham muita capacidade trabalhistas, mas por
outro lado tinham pouca capacidade mentalista.
O quadro Abapuru é o mais importante da semana moderna de 1922 (o da esquerda).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHp4IFoamG5nLAcNapMHT3eN3iHo5SNfaSrNZaNw4hUa5L2CqzJPsCZTN71QzP50HxoJCgmyKb80gJ2DZJUgznnwSj9vh8DPD9ALdbBcr9I3sQYHdLuUWgI-eJo5omv-tWHO_-o2RSRHsD/s320/modernismo+(1).jpg)
Relacionar a Crise da República Oligárquica ao movimento modernista – Slides no Magnum Sol e dever no caderno.
Os
movimentos modernistas faziam quadros onde tinham o objetivo de criticar o
modelo de República Oligárquica. O foco da classe média durante o período
modernista era a reivindicação política e social, querendo o respeito da
constituição, como por exemplo, voto secreto, liberalismo autêntico, respeitos
aos direitos eleitorais, onde só vieram a ser implantadas com o fim da Primeira
Guerra Mundial.
Identificar os movimentos
tenentistas – Dever no Caderno, registro no caderno e Slides no Magnum Sol.
Ocorreram
três movimentos tenentistas, que são: 18 do Forte no ano de 1922, Revolta de
São Paulo em 1924 e por fim o movimento mais importante que foi a Coluna
Prestes durante o período de 1925-1927. Esses movimentos não tiveram efeitos na
prática porque não conseguiram derrubar o governo, mas tiveram efeitos
simbólicos onde conseguiram estímulo ao aumento das críticas.
Relacionar o movimento
tenentista à Crise da República Oligárquica – Dever no Caderno, registro no
caderno e slides no Magnum sol.
O
movimento tenentistas tinham propostas antioligarquias, ou seja, queriam acabar
com o poder centralizado, queriam diminuir a força do poder Oligárquico,
queriam controle do poder das Oligarquias e a implantação do nacionalismo.
Identificar a Crise do
Café com Leite – Slides no Magnum e bloco de exercícios.
A política do café com leite
foi uma política de revezamento do poder nacional executada na República Velha
entre 1898 e 1930, por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor
agrário dos estados de São Paulo - mais poderoso economicamente,
principalmente devido à produção de café – e Minas Gerais maior pólo
eleitoral do país da época e produtor de leite.
Relacionar a Crise de
1929 à crise do café com leite – slides no Magnum sol e bloco de exercícios.
Com
a crise da bolsa de NY, houve um colapso da política de defesa ao café,
Washington Luis não indica um governador de Minas Gerais, com isso, Minas rompe
com São Paulo e busca lançar uma candidatura rival, criando a “Aliança
Liberal”.
Identificar os líderes
da aliança liberal – slides no Magnum sol e bloco de exercícios.
A
aliança liberal era composta pelas Oligarquias de Minas Geras, Rio Grande do
Sul, Oligarquias “dessidentes” (Paraíba), Partido democrático (São Paulo) e
apoio dos tenentes, todos com o objetivo de criar uma candidatura rival à Júlio
Prestes.
Relacionar a aliança
liberal ao fim da república do café com leite. – slides no Magnum sol e Bloco
de Exercícios.
Após
o fim do mandato de Washington Luís, o mesmo indicou outro representante de São
Paulo, Júlio Prestes. Isso gerou a criação da aliança liberal por parte de
Minas Gerais, que queria implementar um representante no governo nacional,
gerando conflitos entre essas duas Oligarquias, dando fim à política do café
com leite.
Analisar as forças e
fraquezas do Movimento Operário na década de 1920 (questão de análise de
documento na prova). Power Point passado em sala.
Um
dos pontos fracos do movimento operários era o fato de ser um movimento
limitado e com poucos operários, mas pelo fato de ser urbano conseguiu atingir
setores chaves do sistema agroexportador. Outro ponto forte que influenciou o
movimento foi a liberdade de circulação de idéias.
Relacionar o liberalismo
à Grande Depressão.
Segundo
as idéias Keynesianistas, o país só sai de uma crise se houver a intervenção do
Estado, como as idéias do liberalismo tinham princípios contrários à
intervenção, os americanos não conseguiram sair da crise. Tanto é que, após o
partido democrata assumir o poder, os americanos conseguiram sair da crise e
reerguer a sua economia, isso se deu pela intervenção do Estado, que permitiu
assistência social, dificultava a especulação e tinha controle da produção
agrícola e industrial. Além desses fatores pode contar com a 2ª Guerra Mundial,
onde a Europa estava participando e não conseguia mão-de-obra para produção
interna, logo, contava com o apoio produtivo dos americanos.
Identificar as medidas
do New Deal para recuperar o consumo e a produção industrial.
-
Produção de acordo com a demanda e preços iguais. Ex.: Carro da ford e da
chevrolet tinham que ser vendidos pelo mesmo preço.
-
Indenização para quem produzisse de acordo com essa demanda
-
Reformulação bancária. Ex.: Banco só emprestava dinheiro do banco para acabar
com a inflação
-
Condições de trabalho (delimitada a hora do trabalho, aproximadamente, 8 horas
de trabalho, menos tempo de trabalho, mais gente empregada) e aposentadoria
-
Atividade sindical daria a liberdade de união dos trabalhadores. Ex.: Discussão
de trabalho entre trabalhadores da mesma área.
-
Lei Seca: queria diminuir consumo de álcool para ativar outras áreas da
economia
OBS: Essa crise refletiu no mundo todo. Ex.: EUA era o principal comprador de café do Brasil, com a crise houve a desvalorização do café, muito café para pouco comprador.
14/06/2012
Segue abaixo elementos importantes para o simulado (18/06) e para a nossa aprendizagem:
Política do Café com Leite
A política do café com leite foi uma política de revezamento do poder nacional executada na República Velha entre 1898 e 1930, por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário dos estados de São Paulo - mais poderoso economicamente, principalmente devido à produção de café - e Minas Gerais - maior pólo eleitoral do país da época e produtor de leite.
Este período iniciou-se após a fase republicana denominada República da Espada (1889-1894)- que teve como presidentes Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto e seu final foi determinado pela Revolução de 1930, com a ascensão do Presidente Getúlio Vargas ao poder.
Revoluções da Primeira República (aula aplicado pelo prof Thiago com o power point)
CRISE DE 1930
Fim
da Primeira Repúlblica: Em 1930 as Oligarquias deixam de ter tanta participação
no governo dando fim do período das Oligarquias
Estaduais.·
Primeira Mudança:
Urbanização. Em 10 anos (em média) teve um aumento de 50% nas áreas urbanas. De
6% em 1914 para 9% em 1931, diminuindo o ritmo de crescimento rural e
aumentando o ritmo de crescimento urbano. Setor urbarno começa a se tornar
importante, mas o governo não percebe (estava direcionado ao campo).·
Segunda Mudança:
Idustrialização. Em 1914-1918 a exportação do café estava em baixa, em torno de
47,4 e a exportação de monufaturados ( na mesma época) passou por um maior
nível de exportação (17,4% durante o perído da primeira guerra) =>
MOMENTÂNEO. Após a saída das Oligarquias, as indústrias voltam a cair de
rendimento e há aumento da exportação do café.
“Novas” Camadas Sociais
(já existiam mas começaram a crescer):
.
Ploletariado (trabalhador de fábrica)
.
Burguesia (dono da fábrica)
.
Camadas Médias
Essa
“novas” camadas surgem com o potencial crítico ao governo, uma vez que o
governo só olha para as Oligarquias (principalmente cafeicultores).
Movimento Operário:
O
trabalhador urbano tinha condições semelhantes aos camponeses. Houve esse
movimento porque havia liberdades de circulação e liberdade de idéias. Era um
movimento pequeno pelo fato das indústrias ainda estarem surgindo, com isso
havia poucos operários. Foi um movimento limitado, mas urbano atingindo
setores-chaves do sistema agroexportador, como ferrovias e os portos. Faziam
reivindicações atráves das greves gerais.
No ano de 1917 ocorre a 1ª guerra geral, abrangendo movimentos revolucionários por quase todas as classes sociais, assim paralisando as metrópoles São Paulo e Rio de Janeiro. Esse greve teve uma grande influência pela Revolução Russa, que também ocorreu em 1917. Outro elemento que influenciou bastante foi a 1ª Guerra Mundial (1914-1918) que levou o Brasil a escassez de alguns produtos. Motivo : Especulação com gêneros alimentícios
Reivindicações
Os trabalhadores não pretendiam revolucionar a sociedade (tomar o sistema de poder) ou seja, não era tão radical. Mas pregavam mínimas melhorias nas condições de vida e conquistar seus direitos. O que não quer dizer que não tinham o sonho de uma sociedade igualitária. As principais condições dos grupos revolucionários era trabalhistas e também sociais.
Repressão
O número de greves diminuiu a partir de 1920, seja pela dificuldade de alcance de objetivos pelos revolucionários. Muitos dos estrangeiros organizadores e operários foram expulsos do país. O Congresso aprovou duas leis repressivas. Perante tudo isso o Estado ficou preocupado e teve de reter as greves com violência.
Reivindicações
Trabalhistas:
1- Melhorar condições de vida
2- Conquistar o mínimo de direito
3- Aumento do salário
4- Proibição
do trabalho para menores de 14 anos
5- Acréscimo
de 50% de horas extras
6- Abolição
do trabalho noturno para mulheres e menores de 18 anos
7- Medidas
contra a carestia de intervenção do Estado
O governo partiu para a repressão militar. Esta se abateu
principalmente sobre os operários estrangeiros que tinham papel importante como
organizadores do movimento. Perdendo direitos de expressão. Os protestantes iam
bem vestidos para pasarem a imagem de um movimento sério.
Camadas
Médias:
O foco da classe média era as reivindicações sociais e
políticas. Querem que a constituição seja respeitada. Começam a aparecer após a
1ª Guerra Mundial, liberalismo autêntico, eleições limpas, respeito aos
direitos eleitorais, colocando (aplicando) um voto secreto. A principal
reivindicação social seria a educação.
Mudanças
Culturais: Modernistas
O quadro acima pintado por Abapuru é um dos mais
importantes da semana moderna de 1922.
As mudanças culturais tinham uma metáfora onde o povo
tinha muita capacidade trabalhista e pouca capacidade mental.
Oswald
Andrade:
Escreveu dois grandes manisfestos modernistas, a Poesia
Pau-Brasil (1924) e o Manifesto Antropófago (1928) – Demonstrava as técnicas de
pintura européia mas passa a ter um tema brasileiro.
“Tupi or not
tupi, that is the
question” – Adaptado da frase de Shakespeare
13/06/2012
Crise da 1ª Repúlbla
Tenentismo -> Tenentes -> Oficiais de baixo patente do
exército
- Propostas: Antioligarquias
. Centralização Política
. Governo Forte
. Educação
. Nacionalismo
. Controle do poder das Oligarquias
->Movimentos Tenentistas
1922 - 18 do Forte
(Rio de Janeiro)
1924 – Revolta de São Paulo
1925-27 – Coluna Prestes
->Efeitos
- Prática: Não conseguem derrubar o governo
- Simbólico: Estímulo ao aumento das críticas
=> As eleições de 1930 e o fim da 1ª Repúlblica
1929 – Crisa da Bolsa de NY
A crise da Bolsa de NY gerou um colapso da política de
defesa do café
- Washington Luis (SP) indica Júlio Prestes (SP) para a
presidência
- MG rompe com o estado de SP e busca lançar uma candidatura
rival
-> A “Aliança Liberal”
- MG + RS -> Getúlio Vargas
- Oligarquias “dessidentes” ( PB – João Pessoa )
- Partido Democrático (SP)
- Apoio dos tenentes
- Campanha eleitoral nas cidades
=> Júlio Prestes vence a Eleição
- Julho: João Pessoa
é assasinado na Paraíba
- 3 de Outubro: inicia-se uma revolta militar contra o
governo de Washington Luis
- 24 de Outubro: o governo é deposto 3 dias depois pelos
militares, e passam o governo para Getúlio Vargas
- Inicia-se a “Era Vargas” (1930-1945)
12/06/2012
Vídeo/Aula sobre as revoltas de Vacina; Contestados e Canudos
11/06/2012
ROTEIRO DE ESTUDOS PARA
O SIMULADO DIA 18/06
Identificar as fases da
República Velha – Militar e Oligárquica.
Durante
o período da República Velha, o Brasil passou por duas formas de governos
distintas: a Militar e a Oligárquica. Durante o governo militar, comandado por
Deodoro (marechal do exército), percebia-se um governo mais autoritário e
centralizador, com isso, o povo era “obrigado” a aceitar o governo militar,
caso desobedece ou falasse mal do governo era condenado à insubordinação, ou
seja, morte. No governo da Oligarquias, comandado pelo paulista Prudente de
Moraes, percebia-se a presença de manipulações, ou seja, o governante dava
autonomia para os Estados, e em troca ganhava apoio político e representante
favoráveis na Câmara e no Senado.
Características da
política dos governadores.
A política dos governadores era simples, o
governante (no caso Prudente de Moraes) dava autonomia para os Estados criarem
leis regionais favoráveis ao estado, e em troca recebia apoio político e
representante favoráveis na Assembléia, com isso, as leis criadas por Prudente
de Moraes tinham apoio das Oligarquias, e quase todas eram aprovadas.
Identificar os motivos
das Revoltas Populares (movimentos sociais). Vacina, Contestado e Canudos.
Vacina:
Gerou revolta porque a população não tinha informações sobre a vacina, foram
expulsos do centro da cidade após a modernização da capital, obrigando a
população pobre ir morar nas favelas, eram obrigados a se vacinar contra a
própria vontade e além disso, tinha a questão cultural, ou seja, levantar a
manga da camisa de uma mulher na época e colocar uma agulha era considerado
praticamente um “estrupo”.
Canudos:
Era uma alternativa ao coronelismo, ou seja, se separar dos coronéis. Queriam a
reinstauração da monarquia, uma vez que não aceitavam o modelo coronelista (que
era colocado como a culpa de todos os problemas do campo), e faziam uma crítica
na PRÁTICA, porque tinham o convívio com os coronéis e com sua forma de governo
indesejada pelos protestantes de Canudos.
Constestado:
“Sertanejos sem-terra e famintos
viviam nesta região sob a dura exploração dos fazendeiros e duas empresas
norte-americanas que ali atuavam. Sob a liderança do monge João Maria os
sertanejos começaram a se organizar conta a situação que os oprimia. Com a morte
dele em seu lugar ficou o monge José Maria.
José Maria reuniu mais de 20 mil sertanejos que lutavam por um pedaço de terra e uma vida mais justa.”
José Maria reuniu mais de 20 mil sertanejos que lutavam por um pedaço de terra e uma vida mais justa.”
Definição/Características
do Coronelismo.
O
coronelismo é o clientelismo aplicado pelos coronéis, ou seja, a desigualdade
social fazia os trabalhadores ficarem dependentes dos coronéis, com isso, os
cornéis ofereciam recursos capazes de manipular a cabeça destes trabalhadores,
e durante as eleições, os coronéis mandavam capangas que colocavam pressão
sobre os eleitores, e verificavam se estavam votando no candidato proposto pelo
coronel.
Caracterizar:
Coronelismo, voto de cabresto, política do café com leite, movimento tenentista
e política dos governadores.
Coronelismo:
Desigualdade social + Recursos = gera dependência dos trabalhadores
Voto
de Cabestro: Voto manipulado, os coronéis aplicavam o coronelismo, e pelo fato
do voto ser aberto eles conseguiam controlar quem votava em quem.
Política
do Café com Leite: Conflitos entre São Paulo (maior produtor de café) e Minas
Gerais (produtor de leite), onde ocorriam revezamento do poder entre os Partido
Republicano Paulista (PRP) e o Partido Republicano Mineiro (PRM), estes que por
sua vez possuíam controle sobre as eleições.
Movimento
Tenentista: Propunham fatores antioligarquias, com centralização política e
controle do poder das Oligarquias.
Política
dos governadores: A política dos governadores era simples, o governante (no
caso Prudente de Moraes) dava autonomia para os Estados criarem leis regionais
favoráveis ao estado, e em troca recebia apoio político e representante
favoráveis na Assembléia, com isso, as leis criadas por Prudente de Moraes
tinham apoio das Oligarquias, e quase todas eram aprovadas.
Relacionar: cangaço, padre Cícero e a coluna
Prestes.
“Virgulino Ferreira da Silva,
o Lampião, era devoto de padre Cícero e respeitava as suas crenças e conselhos.
Os dois se encontraram uma única vez, em Juazeiro do Norte, no ano de 1926.
Naquele ano, a Coluna
Prestes, liderada por Luís Carlos Prestes, percorria o interior do Brasil desafiando o Governo
Federal. Para combatê-la foram criados os chamados Batalhões Patrióticos, comandados por líderes regionais que muitas
vezes arregimentavam cangaceiros.”
30/05/2012
Questões sobre Primeira Republica
1. Caracterize as revoltas: Contestado e Canudos
Contestado: revolta popular e messiânica por disputa de
terras no sul do país. Indiretamente era um movimento contra as praticas
patrimonialistas do governo civil.
Canudos: outra revolta popular e
messiânica que fundou na Bahia uma cidade de 40 mil pessoas e que foi a II
economia da Bahia. Canudos era uma alternativa contra a truculência dos
coronéis e do governo civil.
2. Explique a Frase:
“o povo, que pelo ideário republicano deveria ter sido
protagonista dos acontecimentos, assistira a tudo bestializado, sem compreender
o que se passava, julgando ver uma parada militar.“
Levando em conta o par de oposição Povo x Elite.
A elite brasileira criou mecanismos
de se perpetuar no poder e limitar a participação do povo. O povo brasileiro
tinha uma participação restrita ao voto, que era manipulado com truculência,
mas tinha vários deveres para a manutenção da República.
3.Conceitue: Patrimonialismo, a República Brasileira
Patrimonialismo: Prática corrupta
de favorecimento pessoal a partir dos recursos públicos.
República Brasileira: Através do
patrimonialismo, a república brasileira era excludente e restringia a
participação popular a muitos deveres e
quase nenhum direito.
4. Indique ao menos duas permanências e uma ruptura da
República atualmente.
Permanências: O patrimonialismo e o
latifúndio.
Ruptura: o direito de voto, antes
restrito, atualmente é irrestrito.
Questão 1:
A política dos
governadores inaugurada por Campos Sales, é considerada o exemplo mais
notório da
política de conciliação na história do Brasil porque:
A) consiste numa
troca de favores institucionalizada entre os poderes municipal, estadual e
federal, que fortalece as oligarquias.
B) significa o
apaziguamento das tensões no relacionamento entre civis e militares, difícil
desde a revolta da armada.
C) põe fim ao
chamado ENCILHAMENTO, reforma econômico financeira promovida por Rui Barbosa, a
qual tumultuou a vida do país.
D) representa a
solução final para os problemas com a igreja, enfrentados desde o período de
desagregação da monarquia.
E) resolve dissesses
internas, como as de Canudos e a luta do Contestado, ambas marcadas por um
caráter messiânico.
As questões
2 e 3 relacionam-se ao trecho que se segue:
"Socialmente,
o coronel exerce uma série de funções que o fazem temido e obedecido
(...) Aos agregados ele dispensa favores: dá-lhes terras, tira-os da
cadeia e os ajuda quando doentes; em compensação exige fidelidade, serviços,
permanência infinita em suas terras, participação nos grupos armados. Aos
familiares e amigos, ele distribui empregos públicos, empresta dinheiro, obtém
crédito; protege-os das autoridades policiais e jurídicas, ajuda-os a
fugir dos compromissos fiscais do Estado.
Questão 2:
O texto acima
relaciona-se a um fenômeno político social característico:
A) do Estado Novo
B) da Nova
República
C) do Segundo
Reinado
D) da República
Velha
E) do Período
Militar
Questão 3: NÃO pode ser
confirmada pelo trecho a seguinte afirmativa:
A) o coronel era
em geral um grande proprietário de terras.
B) o poder
político do coronel podia ser avaliada pelo número de pessoas que mantinham sob
sua dependência.
C) o Coronelismo
representou o controle da política nacional por um grupo de altos oficiais
das Forças Armadas.
D) as oligarquias
rurais brasileiras mantinham-se no poder graças á força política, social e
econômica de que dispunham.
E) as práticas
políticas que caracterizavam o coronelismo refletiam traços da velha sociedade
rural brasileira.
Questão 4:
A guerra de
Canudos, na qual o Exército Brasileiro derrotou, entre os anos de 1896 e 1897,
os sertanejos baianos liderados por Antônio conselheiro, ocorreu em meio a um
delicado momento da vida política brasileira. Neste momento estavam em jogo:
A) a luta contra
a reação monarquista que financiava os seguidores do beato fanático.
B) a defesa do
poder da Igreja, empresa no padroado, frente ao avanço da seita milenarista e
messiânica liderada por Antônio Conselheiro.
C) o avanço
ameaçador de grupos étnicos do interior baiano que punham em questão o projeto
civilizador da República.
D) a disputa entre
civis e militares pela direção do processo de consolidação da ordem republicana
brasileira, exacerbada durante o governo do primeiro presidente civil do país,
Prudente de Moraes.
E) o poder de
Floriano Peixoto aliado às forças civis paulistas, contra os militares que
compunham o chamado "grupos jacobinos".
Questão 5:
A República
Brasileira, na última década do Século passado, caminhava para a consolidação
da oligarquia dos coronéis-fazendeiros. A
crise econômico-financeira agravava as condições de vida na cidade e no
campo. A rebelião de Canudos pode ser entendida como movimento de:
A) hesitação dos
mandatários políticos em desfechar medidas repressivas contra a gente oprimida.
B) tensão social
agravada pela expulsão dos camponeses que atuavam nas frentes pioneiras
catarinenses e paranaenses.
C) resistência da
população sertaneja contra a estrutura agrário-latifundiária e as medidas
repressivas oficiais.
D)
descontentamento dos fanáticos que buscavam efetivar práticas liberais
burguesas.
E) rebeldia dos
jagunços que se opunham à rede de açudes e às campanhas de combate às secas.
Questão 6:
Esperança
da cidade - O mito do “doutor”
A expansão do café transformou antigas vilas
brasileiras em cidades modernas. Foi o caso de São Paulo, onde o sucesso da
economia estimulou o comércio e outras atividades paralelas. Isso atraiu um
grande contingente populacional, que se concentrou na capital paulista. Eram
pedreiros, ferroviários, barbeiros, funileiros, sapateiros, marceneiros,
carpinteiros.
Com a
urbanização, a cidade tornou-se ambiente propício para o desenvolvimento da
indústria, pois reunia mão-de-obra e consumidores em quantidade. Surgiu, então,
uma nova categoria de trabalhadores explorados pelas classes dominantes: o
proletariado. Eram pessoas que vinham principalmente das zonas rurais e de
outros países para trabalhar nas industrias. Mais de 30% do proletariado se
constituía de mulheres e crianças, que trabalhavam por baixíssimos salários e
em condições subumanas.
As classes médias
urbanas procuravam fugir do trabalho nas fábricas assumindo funções no
comércio, nos bancos e nas repartições
públicas. Condenadas a desempenhar um papel secundário na estrutura social
dominante, eles acalentavam, porém, um sonho: conseguir o anel de “doutor”.
Medicina,
jornalismo, engenharia e advocacia eram profissões de prestígio, abriam as
portas dos salões elegantes da alta sociedade. Daí a importância do diploma
universitário. Para o jovem de classe média, conseguir se formar significava
“vencer na vida”. O título de bacharel ou, como se dizia, de ‘doutor” tornou-se
um mito: a via de acesso mais segura para a ascensão social”.
Com relação ao texto podemos afirmar:
A) A
riqueza gerada pelo café na República do início do século, garantiu a
manutenção da estrutura agrícola herdada dos períodos anteriores e ao mesmo
tempo viabilizou o desenvolvimento urbano e industrial no período.
B) A classe média, no Brasil, historicamente tem
origem urbana e suas reivindicações políticas e econômicas, se prendem ao universo
urbano (condições de trabalho, transporte).
C) A estrutura econômica do Brasil passou por
alterações profundas a partir da década de 30, e o mito do “doutor” se manteve
profundamente enraizado na cultura da classe média, e mesmo nos anos 90, apesar
da crise econômica esse mito se mantêm com muito vigor.
D) O
processo de imigração iniciado no final do século passado, e que se manteve no
início desse século, aliado ao deslocamento da população nordestina rumo ao sul
são elementos que viabilizaram a industrialização.
E) Todas
as alternativas estão corretas.
Questão 7:
O
Brasil não tem povo, tem público!!
Esta
frase sintetiza ironicamente para o escritor
Lima Barreto, a relação entre o Estado republicano e a sociedade brasileira. O
que Lima Barreto quis dizer com essa afirmação? Poderíamos aplicá-la também à análise do processo da independência? Porque?
Questão 8:
Conselho
de um político velho político veterano da República Velha a um político novato:
"
- Se o senhor quiser fazer sozinho a sua campanha, a sua eleição
não
será reconhecida. Mais ainda: o seu nome não será incluído nas
listas de candidatos. Aliás, que importa, já que o senhor não seria
mesmo eleito!"
Esta passagem se refere:
a) às intervenções realizadas pelo
poder federal nos Estados após certas eleições, sob a República velha.
b) à
costumeira prática de fraudes e manipulações eleitorais vinculadas, sob a República
Velha ao predomínio do partido Republicano.
c) ao que
se conhece como a "política do café-com-leite" e seu sistema
eleitoral fraudulento na República Velha
d) ao
sistema eleitoral que na República Velha permitia manter, através de fraudes e
manipulações o poder político das oligarquias estaduais como beneplácito do
governo federal.
Video sobre Primeira Republica
29/05/2012 - Roteiro para prova do dia 04/06
IDENTIFICAR os movimentos sociais da Primeira República.
Cangaço,
Contestado, Canudos, Chibatada e Vacina.
CARACTERIZAR os
movimentos sociais da Primeira República.
Cangaço:
foi uma revolta que ocorreu no nordeste com o objetivo de redistribuição de
poder entre as massas, e era composta por grupos socias como os cangaceiros.
Contestado:
ocorreu na fronteira de Santa Catarina e Paraná, onde os sertanejos pobres e os
cristãos reivindicavam a reinstauração da monarquia, redistribuição de terras e
melhoria nas condições de vida
Canudos*: foi uma das principais revoltas, que
reivindicavam reinstauração da monarquia, melhoria nas condições de vida dos
sertanejos e o fim do coronelismo, era composta principalmente por sertanejos
pobres e os cristãos do interior da Bahia (Belo Monte)
Chibatada:
os marinheiros cansados de sofrerem punições reivindicavam a proibição de
castigos corporais e melhoria nas condições de trabalho, revolta foi instalada
nos portos do Rio de Janeiro
Vacina*:
foi outra grande revolta, juntamente com a de canudos e iam em busca de maior
participação política, melhoria nas condições de vida, mas principalmente mais
respeito do governo e seus representantes com a população, composta por classe
populares.
RELACIONAR os movimentos
sociais do período às realidades de vida e aos problemas vividos pelas
populações que promoveram os mesmos.
As
condições de vida para os que protestaram eram precárias, uma vez que a maioria
das revoltas aconteceu no campo e em cidades pouco importantes. No caso do
movimento social de canudos os protestantes tinham baixo poder com si e queriam
ter maior participação diante da Câmara e do Senado. Em contestado, os
protestantes não aderiram a forma de governo republicano que acabava de ser
instalada no Brasil, porque sua condições de vida estavam precárias e queriam
redistribuição de terras que estavam concentradas nas mãos dos grande
proprietários, no caso os coronéis. Na revolta de Canudos, os protenstantes
eram contra o coronelismo, e queriam reinstalar uma monarquia no país através
de discurssos religiosos, e esses dircursos (que não eram formais nem
informais, eram discursos praticantes) com intenções monarquistas preocupavam o
governo. Na chibata, a marinha protestava a favor de melhores condições de
vida, porque sofriam muito com punições, muita das vezes desnecessárias ou sem
motivos. Por último, a revolta da Vacina queria um maior respeito do governo e
de seus representantes porque estavam sendo submetidos à vacinação
forçada, contra a sua própria vontade, e sem saber o porque daquela nova lei.
EXPLICAR os impactos
sociais das Reformas Urbanas na Capital.
No
início do século XX, o Brasil resolve modernizar a capital (Rio de Janeiro)
implantando uma reforma urbana, mas como a maior parte da população pobre vivia
no centro das cidades (em cortiços), e suas casas haviam sido destruídas pelo
governo, a população começou a morar em morros (foi a partir daí que começaram
a surgir as favelas que até então existiam, mas com pouca intensidade).
EXPLICAR as estratégias
do governo da Primeira República para enfrentar a desvalorização do café.
Valor
do café estava baixo, com isso o governo começa a comprar e estocar parte das
safras, com isso o preço do café volta a subir valorizando o produto. Os
cafeicultores vendem o café valorizado para o mercado externo (internacional),
principalmente Estados Unidos. Então o governo pega o estoque e tenta vender,
mas por preços muito baixos, não conseguindo pagar seus empréstimos, levando ao
endividamento.
ANALISAR a relação entre
público e privado na política da Primeira República.
Os politicos da 1ª republica cuidavam dos
interresses publicos como se fossem privados e faziam leis e politicas de
acordo com seus interesses privados.
EXPLICAR o acordo
político entre Governo Federal e Oligarquias Estaduais durante o período da
República das Oligarquias.
O
presidente instala uma lei onde as Oligarquias Estaduais iriam ganhar autonomia
podendo assim criar leis regionais para o bem de todos os membros do estado, e
em troca as Oligarquias mandavam representantes favoráveis ao governo para
aprovar as leis criadas pelo presidente, onde a maioria dessas leis eram
aprovadas.
RECONHECER as práticas
eleitorais fraudulentas do período.
Voto
de cabestro (voto aberto) e Coronelismo (os cornéis compravam os votos da
população que dependiam dos recursos, uma vez que era uma sociedade com muitas
desigualdades sociais).
AVALIAR criticamente a
relação entre as oligarquias estaduais mais poderosas do período.
A
relação entre as Oligarquias Estaduais não era uma das melhores, já que o
início da República da Oligarquias começou com conflitos entre os estados. O
presidente cria uma lei que é vetada na Assembléia porque iria favorecer
somente a alguns estados, uma vez que nem todos eram produtores de café. Mas ao
ser instalado a política dos governadores nasce uma estabilidade entre as
Oligarquias, já que o governo havia lhes oferecido autonomia para decição de
leis regionais.
*DIVISÃO DE PODERES *LIBERALISMO *CIDADANIA
*FEDERALISMO
Divisão de poderes: os poderes eram divididos em quatro; Legislativo, Executivo, Judiciário e Moderador. O Imperador era responsável pelo poder moderador e executivo.
Liberalismo: Direitos individuais (individualismo-mérito)
Voltado para liberdade individual onde o Estado interfiria POUCO : “Vida, Liberdade e Propriedade”
Cidadania:
Direito Civil: igual perante a sociedade, independentemente da cor, sexo, idade (Lei ≠ Prática)
Direito social: Serviços púlblicos restritos = Baixo investimento
Direito Político: Voto “universal” menos Padres, Soldados, Mulheres, Mendigos, Menores de 21 anos e Analfabetos (voto excludente). Com isso somente 1% (aproximadamente) da população tinha direito á voto.
Federalismo: As oligarquias estaduais (formada por latifundiários) tinham autonomia regional, podendo assim criar leis para o bem de todos os membros do estado, promovendo também um conjunto de regras básicas comum.
Governo Provisório Governo Constitucional (1891)
Deodoro – 1889 Deodoro / Floriano Peixoto
Em 1889, Deodoro da Fonseca assume como presidente provisório após depor D. Pedro II. Dedoro era marechal do exército (autoritário e centralizador), com isso, o cidadão que desobedecer, insubordinar o exército ou a forma de governo era condenado à morte.
Primeiras Medidas:
- Fim do Senado Vitalício (2)
- Dissolução da Câmara (2)
- Banimento da Familía Real (2)
- Separação entre Estado e Igreja (1)
- “Grande Naturalização” (1)
(1) – Transmitir a idéia de eficiência e modernidade ao novo regime
(2) – Eliminar a influência política e cultural da monarquia
“Grande Naturalização” : Todos os imigrantes que viessem para o Brasil, e não quisessem ganhar cidadania brasileira, tinha um prazo de 6 meses para ir até a Igreja e declarar que não gostaria de se tornar cidadão brasileiro, caso contrário o Estado consideraria-o como cidadão.
- Convocação da Assembléia Constituinte: Teria a responsabilidade de eleger o primeiro presidente da república. ( Câmara + Senado )
Rui Barbosa, implementa o encihlamento como principal objetivo desenvolver a economia no 2° (principalmente) e 3° setor, uma vez que a economia estava voltada para o 1° setor e para o café que representava 60% da produção.
-Encilhamento:
- Permissão para que alguns bancos emitissem papel moeda
- Objetivo: oferecer crédito para atividades produtivas, em especial a indústria
- Efeitos: inflação, especulação (investimentos), desorganização econômica
Governo
Constitucional de Deodoro (25 de fev. A 23 de nov. ) e Floriano Peixoto
(1891-1894)
Deodoro da Fonseca assume o
governo constitucional em meio uma crise econômica, com tendências
centralizadoras, uma vez que era marechal do exército, Deodora acaba criando
constantes atritos com o Congresso. Com as constantes brigas como Congresso (e
a falta de apoio do exército), Deodoro resolve fechá-lo. Em Novembro de 1891,
Deodoro abandona o cargo de presidente, e Floriano assume a presidência.
Floriano abaixa os impostos no Rio de Janeiro (capital), e busca alianças com
as Oligarquias Paulistas, que era o estado mais rico do Brasil e o segundo mais
populoso, e em troca teria que dar apoio político ao estado. Floriano Peixoto
viola o federalismo, apoiando o Partido Repulblicano Rio-Grandense (PRR), gerando revolta do Partido Federalista (PF) contra o presidente. As duas revoltas se unem porque tinham o mesmo
objetivo: derrubar o presidente, mas em março de 1894 a Armada é controlada e
em agosto de 1895 a Revolta Federalista chega ao fim. Em 1894 ocorre a eleição
presidencial; O paulista Prudente de Moras assume o poder com a ajuda de
Floriano Peixoto.
República das Oligarquias
A República das Oligarquias é o confronto entre os poderes Executivo e Legislativo. Em 1894, o presidente paulista cria uma lei onde iria abaixar impostos do café e subir os impostos de outros produtos. A lei não é aprovada no Legislativo, gerando briga entre Executivo e Legislativo. Os estados queriam autonomia, e Prudente instala; Junto com um acordo entre as Oligarquias estaduais, a política dos governadores.
CORONELISMO
Os coronéis são capazes de manipular o processo eleitoral através do voto de
CABESTRO. = voto aberto + coronelismo
Coronelismo: O coronelismo é o clientelismo aplicado pelos coronéis.
Oferecendo ajuda aos necessitados, os coronéis conseguiram manipular os votos abertos e também existia a dependência da população para a ajuda de recursos que os coronéis vinha a fornecer, ou seja, coronelismo = clientelismo = dependência ocorrido pela desigualdade social + recursos. Se fosse necessário de usar violência os coronéis usavam, mas em primeira mão elas apenas persuadiam oferecendo ajuda.
O coronel é igual ao elemento central do sistema político naquela época.
Economia
Agroexportação
Em 1900, o Brasil produzia mais café do que a demanda global. Isso provocou a queda dos preços do produto. O que fez a balança comercial brasileira ficar deficitária porque produtos com maior valor agregado ( trabalho + tecnologia ) tende a ter maior valor no mercado. Com a balança deficitária, ocorreu o aumento das dívidas externas.
Convênio de Taubaté
Criado em 1906, na cidade
paulista de Taubaté, tinha INICIALMENTE como principais favorecidos Minas
Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 1908, o convênio passa a ser estadual
favorecendo o país todo. Valor do café estava baixo, o governo estoca parte das
safras, com isso o preço do café volta a subir, valorizando o produto. Os
cafeicultores vendem o café valorizado para o mercado externo (internacional),
principalmente Estados Unidos. O governo pega o estoque e tenta vender, mas por
preços muito baixos, não conseguindo pagar empréstimos, lenvando ao
endividamento. O governo criou o Convênio de Taubaté com interesses políticos,
porque os cafeicultores faziam parte das principais Oligarquias. Além do
interesse político, o governo queria o controle da expansão da safra, ou
seja, não poderia ocorrer o aumento das
safras, porque com o aumento nas safras, o governo iria pegar mais empréstimos,
se endividaria mais para que o preço do café se ficar alto. A impressão do papel
moeda para pagar as dívidas iriam gerar inflação do dinheiro brasileiro.
Funding Loan
1 – Objetivo : Manter o crédito com países como Inglaterra
2 – Mecanismo : Congelamento dos juros ingleses e novo empréstimo separado (Brasil não conseguia pagar nem os juros)
3 – Efeitos : Pagamento de impostos
Surto Industrial
Entre julho de 1914 e novembro 1918 ocorreu a Primeira Guerra Mundial e, a partir dai, vamos constatar que os períodos de crise foram favoráveis ao nosso crescimento industrial.
Industria Capital Efeitos (?)
Mão de obra 1ª Guerra Mundial: momento em que o Brasil passa por um “surto industrial” (1914 – 1918)
O capital, ou parte dele, é necessário para contribuir com as industrias rio dos cafeicultores. Eles emprestavam o dinheiro para outros contribuírem nas indústrias.
A mão de obra, necessária para trabalhar nas indústrias, foi em sua maioria formada por imigrantes europeus.
Além de mão de obra barata os imigrantes trouxeram consigo a miscigenação e novas culturas, que acaba misturando-se com a nossa.
Os efeitos disso tudo são: Desenvolvimento do meio urbano
Movimento opinário (maior influencia imigrante)
REVOLTAS DE CANUDOS E VACINA:
Povo Apático: Povo não se posiciona ou faz reações populares. Canal de participação informal.·
Canudos: Representa uma alternativa ao coronelismo (ou seja, não ficar dependende dos coronéis). Todo mundo trabalha e divide comida para quantidade de pessoas na família.Canudos ≠ Coronelismo· Não era todo mundo que aceitava o coronelismo, e Canudos não era uma crítica formal ou informal, é uma crítica na praticante. O comandante de Canudos explicava o mundo para os camponeses com a religiosidade colocando culpa dos problemas do campo em cima do governo. O governo se preocupa com o discurso monarquista, não com os problemas do sertão baiano. Depois que destruírem os canudos (após 5 expedições), construíram um açude para afundar a cidade.·
Revolta da Vacina: Revolta urbana em Rio de Janeiro, que era totalmente simples: a vacinação de todos, mas gerou revolta porque a população não tinha informações suficiente sobre a vacina. Rio de Janeira era uma das cidades mais fedidas da época e em todo verão que cerca de 1% da população morria por doenças. No início do século XX, o Brasil resolve modernizar a capital implantando uma reforma urbana, mas como a maior parte da população pobre vivia no centro das cidades (em cortiços), e suas casas foram destruídas pelo governo, obrigando a população a ir morar no morro (dando início às favelas). Governo acreditava que a população pobre era ignorante, e impunha pressão sobre eles e os vacinava contra sua própria vontade. Começa então a surgirem boatos que colocam medo sobre a cabeça dos pobres. Além disso, eles se revoltaram contra o governo pela questão cultural, porque na época levantar a manga da camisa da mulher e colocar uma agulha em seu braço era considerado praticamente um “estrupo”.
Produzido por: Felipe Muradas e alterações/revisão por Isaac Velame
Povo Apático: Povo não se posiciona ou faz reações populares. Canal de participação informal.·
Canudos: Representa uma alternativa ao coronelismo (ou seja, não ficar dependende dos coronéis). Todo mundo trabalha e divide comida para quantidade de pessoas na família.Canudos ≠ Coronelismo· Não era todo mundo que aceitava o coronelismo, e Canudos não era uma crítica formal ou informal, é uma crítica na praticante. O comandante de Canudos explicava o mundo para os camponeses com a religiosidade colocando culpa dos problemas do campo em cima do governo. O governo se preocupa com o discurso monarquista, não com os problemas do sertão baiano. Depois que destruírem os canudos (após 5 expedições), construíram um açude para afundar a cidade.·
Revolta da Vacina: Revolta urbana em Rio de Janeiro, que era totalmente simples: a vacinação de todos, mas gerou revolta porque a população não tinha informações suficiente sobre a vacina. Rio de Janeira era uma das cidades mais fedidas da época e em todo verão que cerca de 1% da população morria por doenças. No início do século XX, o Brasil resolve modernizar a capital implantando uma reforma urbana, mas como a maior parte da população pobre vivia no centro das cidades (em cortiços), e suas casas foram destruídas pelo governo, obrigando a população a ir morar no morro (dando início às favelas). Governo acreditava que a população pobre era ignorante, e impunha pressão sobre eles e os vacinava contra sua própria vontade. Começa então a surgirem boatos que colocam medo sobre a cabeça dos pobres. Além disso, eles se revoltaram contra o governo pela questão cultural, porque na época levantar a manga da camisa da mulher e colocar uma agulha em seu braço era considerado praticamente um “estrupo”.