Geografia

Roteiro de geografia

Caracterizar as “esferas” terrestres: Atmosfera, litosfera e hidrosfera e a produção da paisagem latino-americana:

A atmosfera terrestre é uma fina camada de gases presa à Terra pela força da gravidade . A atmosfera terrestre protege a vida no planeta absorvendo a radiação ultravioleta solar, aquecendo a superfície por meio da retenção de calor (efeito estufa), e reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite.
A litosfera é a parte do planeta Terra constituída por rochas e solo, correspondendo à crosta terrestre. É a camada solida mais externa da terra. Composta de minerais como as rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, a litosfera cobre toda a superfície da terra, desde o topo do Monte Evereste até as profundezas das Fossas Marianas.
A hidrosfera é a esfera de todas as aguas do planeta, os quais formam uma camada descontinua sobre a superfície da Terra. Compreende todos os rios, lagos, lagoas, mares e todas as aguas subterrâneas, bem como as aguas marinhas, glacias e lençóis.
As esferas terrestres tem uma influencia direta com a paisagem terrestre. Por exemplo, na américa latina a presença do encontro de placas tectônicas no oeste criam uma série de montanhas denominadas Cordilheira dos Andes.

Compreender as relações entre as “esferas” terrestres e as consequências destas relações para o homem e a organização do espaço latino-americano.

A organização do homem na América latina teve que ser adaptada devido a certos fatores naturais. Existem espaços na América latina que devido as suas características geográficas se tornaram anecumenos, por exemplo, a floresta amazônica e a cordilheira dos andes.
Mas também as esferas ajudam o desenvolvimento do homem em certas áreas favorecendo a agricultura devido a solos férteis e a mineração.


Relacionar a latitude, altitude e a temperatura;

A relação entre latitude e temperatura é a que quanto maior for a latitude maior será a variação térmica. Já a relação entre altitude e temperatura é a que quanto maior a altitude menor será a média da temperatura.

Relacionar a latitude, altitude e a vegetação:

Ao influenciar a temperatura, a altitude também influencia na vegetação já que algumas plantas não conseguem se desenvolver em climas frios enquanto que outras sim.

Diferenciar o tempo geológico do tempo humano;

O tempo humano é o tempo de vida de uma pessoa, por exemplo, 90 anos ou 1 século. Já o tempo geológico é o tempo que se tarda para que uma formação geográfica, como por exemplo, o Himalaia, seja formada ou seja 1 milhão de anos ou mais.

Compreender a relação da vegetação com a dinâmica de outros elementos naturais

A cobertura vegetal nativa de uma determinada região está diretamente ligada às características do clima que abrange o espaço. Dessa forma, algumas espécies vegetais conseguem desenvolver positivamente em condições climáticas de característica úmida, ao contrário de outras que se adaptam a condições mais secas.
Assim como o clima influencia na formação vegetal, essa influencia no clima em determinados lugares do mundo. Um exemplo disso são as florestas tropicais e equatoriais da Amazônia na América do Sul, floresta do Congo na África que são responsáveis por emitir enormes percentuais de umidade para a atmosfera, isso ocorre com a transpiração das folhas dos vegetais das florestas, ou seja, evapotranspiração. 

Interpretar climogramas.

Estude fazendo exercícios.

Interpretar anamorfoses.

Estude fazendo exercícios.

Interpretar dados socioeconômicos.

Estude fazendo exercícios.

Contextualizar a Guerra Fria com as ditaduras latino-americanas.

Na tentativa de impedir o avanço do socialismo na América latina, os EUA influenciaram muitos golpes militares que geraram ditaduras, pois uma vez que os golpistas possuíam ideais capitalistas, não permitiriam que o país se tornasse um regime socialista. Um exemplo disso, sendo o golpe militar no Chile, que pos um fim a um sistema socialista que estava governando naquela época.

Compreender a teoria da Beríngia, que explica a ocupação do continente americano.

De acordo com a teoria de Beríngia, o homem teria chegado à América através do Estreito de Bering, localizado entre o extremo leste do continente asiático e o extremo oeste do continente americano, os dois pontos se encontram separados por 85 km. Segundo essa teoria, a chegada do homem ao continente americano ocorreu há, aproximadamente, 50 mil anos, quando nômades asiáticos atravessaram o Estreito de Bering; que nesse período encontrava-se congelado em razão da era glacial, formando assim uma ponte natural entre os dois pontos. A partir daí o homem migrou até a parte meridional do continente americano. Essas são teorias que possuem maior aceitabilidade no meio científico, mas não se tem certeza quanto às suas afirmações.

Compreender a relevância do fóssil Luzia para os estudos arqueológicos americanos.

O fóssil de Luzia criou uma revolução nas teorias de ocupação do continente americano já que ajudou a concluir quando o homem chegou no continente americano.

Compreender o quadro social latino americano e sua influência para a produção de revolucionários de orientação marxista.

As desigualdades sócias presentes no continente latino americano são um convite ao pensamento socialista no contexto de um mundo bipolar que opunha o capitalismo americano e o socialismo soviético, já que este buscava o fim das classes e a igualdade social.

Compreender a organização econômica do Brasil e sua dinâmica a partir da passagem dos ciclos econômicos.

Hoje o Brasil é o maior exportador de soja e de café mundial, mas o país já passou por vários ciclos econômicos. O primeiro ciclo econômico do Brasil foi a extração do pau-brasil, madeira avermelhada utilizada na tinturaria de tecidos na Europa, e abundante em grande parte do litoral brasileiro. Os portugueses instalaram feitorias e sesmarias (lotes de terras) e escravizavam os índios para que estes realizassem o corte e o carregamento da madeira por meio de um sistema de trocas conhecido como escambo.

O segundo ciclo econômico brasileiro foi o plantio de cana-de-açúcar, utilizada na Europa para a manufatura de açúcar em substituição à beterraba. O processo era centrado em torno do engenho, composto por uma moenda de tração animal bois, jumentos ou humana. O plantio de cana adotou o latifúndio como estrutura fundiária e a monocultura como método agrícola. O plantio de cana-de-açúcar concentrou-se em cidades costeiras, isso ocorreu porque em 1532 as primeiras mudas chegaram na expedição de Martim Afonso de Souza, trazidas por embarcações à região litorânea do Brasil. O período de maior crescimento de seu cultivo foi no século XVII, já no século XVIII perdeu espaço para o cultivo de café, pois sua adaptação foi maior do que a da cana-de-açúcar.
O terceiro ciclo econômico foi o ciclo da mineração. Durante todo o século XVIII, expedições chamadas entradas e bandeiras vasculharam o interior do território em busca de metais valiosos (ouro, prata, cobre) e pedras preciosas (diamantes, esmeraldas). Afinal, já no início do século XVIII (entre 1709 e 1720) estas foram achadas no interior da Capitania de São Paulo (Planalto Central e Montanhas Alterosas), nas áreas que depois foram desmembradas como Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
E o ultimo ciclo econômico foi o do café. O café foi o produto que impulsionou a economia brasileira desde o início do século XX até a década de 1930. Concentrado a princípio no Vale do Paraíba (entre Rio de Janeiro e São Paulo) e depois nas zonas de terra roxa do interior de São Paulo e do Paraná, o grão foi o principal produto de exportação do país durante quase 100 anos. Foi introduzida por Francisco de Melo Palheta ainda no século XVIII, a partir de sementes contrabandeadas da Guiana Francesa.
Hoje a economia do Brasil tem um mercado livre e exportador. Com um PIB nominal de 2,48 trilhões de dólares (4,14 trilhões de reais), foi classificada como a sexta maior economia do mundo em 2011.  É a segunda maior do continente americano, atrás apenas dos Estados Unidos. O Brasil é uma das chamadas potências emergentes: é o "B" do grupo BRICS. É membro de diversas organizações econômicas, como o MERCOSUL, a UNASUL, o G8+5, o G20 e o Grupo de Cairns. Tem centenas de parceiros comerciais, e cerca de 60% das exportações do país referem-se a produtos manufaturados e semimanufaturados. Os principais parceiros comerciais do Brasil em 2008 foram: MERCOSUL e América Latina (25,9% do comércio), União Europeia (23,4%), Ásia (18,9%), Estados Unidos (14,0%) e outros (17,8%)..

Compreender os principais desafios do MERCOSUL

A assimetria existente entre os membros do MERCOSUL, no que se refere ao tamanho e potencia econômica, cria um dos principais desafios do MERCOSUL a ser vencido já que este compromete o desenvolvimento do bloco.
A busca entre o equilíbrio e a harmonização aparece como uma das principais tarefas dos dirigentes do bloco.

Compreender o imbróglio acerca da entrada da Venezuela no bloco

O Paraguai era o membro que se posicionava contrário a entrada da Venezuela. Com a suspensão temporária ao Paraguai (novo governo foi acusado de golpismo) Brasil, Uruguai e Argentina aproveitaram-se para aprovar a entrada da Venezuela.

Relacionar tectônica de placas com as principais feições do relevo latino-americano

O relevo latino-americano é caracterizado por possuir uma área com elevada altitude nomeada Cordilheira dos Andes que começa no norte da América do Sul, Colômbia, e termina no extremo sul, Chile, devido ao encontro das placas tectônicas de Nazca e a Sul-americana, o que faz com que essa área seja propicia a terremotos e outros incidentes, modelando seu relevo.

Compreender os critérios que definem a regionalização da América que batiza a porção meridional de América Latina.

Um dos principais critérios para essa definição é a cultura trazida pelos países colonizadores(Portugal e Espanha) como, por exemplo, o idioma.

Caracterizar os elementos constituintes da identidade latino-americana.

Por ter tido um colonização diferente do resto da América, sua colonização implicou um choque de raças entre europeus, nativos e negros, o que gerou uma grande miscigenação de raças. Além de ter idiomas provenientes de seus colonizadores (Espanha e Portugal).

Compreender o legado da escravidão e do latifúndio como constituintes do tecido social latino-americano.

A escravidão na América latina constituída principalmente por negros trazidos da África, deixou um legado de grande desigualdade entre as raças que compõem a população latina americana. Os descendentes dos escravos, tirando algumas exceções, constituem as classes mais pobres. Além de traços culturais trazidos por eles.
O latifúndio, grande espaço de terra concentrado em apenas uma mão, gerou e gera um grande desequilíbrio social e econômico, produzindo uma grande massa de trabalhadores rurais de baixa renda. Existem hoje alguns movimentos que visam a melhor distribuição das terras como o movimento sem terra.

Compreender a transição da P.E.A, bem como suas causas e consequências.

A transição da P.E.A. na América latina ocorreu de formar terciária. A população passou do setor primário para o terciário em uma velocidade incrível, fazendo com que as cidades recebessem um grande contingente populacional e assim sem tempo de se preparar para a urbanização, grande parte da população foi morar nas periferias das cidades o que ajudou o processo de favelização das cidades.

Compreender o processo de urbanização latino-americano.

A urbanização na América latinha ocorreu de forma terciária, que é a urbanização que ocorre através da passagem da população economicamente ativa do setor primário diretamente para o setor terciário.






Globalização, choque das civilizações e fim da
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Roteiro de geografia

Caracterizar o processo de globalização segundo a ótica político-econômica.

A passagem da década de 1980 para 1990 foi emblemática. Marcou a intensificação do processo de globalização. Para que isso ocorresse foram necessárias a contribuição de várias forças, como o fim da Guerra Fria, que por ser um conflito ideológico impedia a livre circulação de notícias, produtos e pessoas entre os países que estavam desalinhados, ou seja, pertencentes a blocos diferentes. A expansão do liberalismo (na forma do neoliberalismo) já que possibilitou uma menor atuação do Estado na economia, incentivando a expansão da iniciativa privada em âmbito nacional e internacional. Além disso, também esta a melhoria dos sistemas de transporte e comunicação permitindo que a iniciativa empreendedora se expandisse para além das fronteiras nacionais, flexibilizando a produção.
A globalização é um processo de homogenização dos métodos produtivos a partir das possibilidades apresentadas pela conectividade entre produto matéria e mercado, ocorrida pela ótica de maximização dos lucros, trazendo conseqüências culturais. A globalização tem como interesse principal as ligações econômicas, por isso seu avanço torna dispensáveis as fronteiras geopolíticas. O interesse do processo é relacionado á áreas atraentes para a economia, não á países ou estados (limites políticos) em si.

Conceituar Redes
As redes são um sistema de certa abrangência espacial, dotada de interconexão entra lugares tidos como estratégicos para o interesse econômico.

Identificar as Redes, sua função e abrangência
Redes são demonstrações espaciais das áreas de maior conectividade no mundo. Elas são geralmente demarcadas em escalas de nível global, ou seja, aponta relações internacionais, e também são indicadas por linhas. As redes são utilizadas para diversos campos de conexão entre áreas, desde que as mesmas tenham por visão primordial o lucro econômico. Dependendo do tipo de organização de uma rede o sistema pode ser mais ou menos dependente de um nó central.

Caracterizar e apontar os principais argumentos da teoria do Choque das civilizações.
A idéia de Huntington são propostas que tentam compreender o mundo após o fim da URSS e o rompimento com a balança bipolar de poder que imperou durante pelo menos quatro décadas. Para Huntington os conflitos durante o século XXI deixariam  de ser entre os Estados, como eram antigamente, e envolveriam as civilizações, simplesmente pelo fato de que os Estados deixariam de ser, na sua visão, os atores mais importantes das relações conflituosas futuras. As civilizações são, segundo o autor, agrupamentos culturais (ou seja, regiões que compartilham da mesma cultura).

Caracterizar e apontar os principais argumentos da teoria do Fim da História.
Francis Fukuyama é o autor de um livro que diz que apos a falha do socialismo na URSS, o único sistema de governo que não apresentaria falhas seria o sistema democrático liberal. O Fim da Historia, para Fukuyama, é o momento em que todos os estados adotarão, cedo ou tarde, a democracia liberal e assim não ocorreriam mais mudanças de governo. Ele afirmava que a democracia liberal pode constituir o “ponto final da evolução ideológica da humanidade” e “a forma final de governo humano”, e como tal, constitui o “fim da história”. Isto é, enquanto as formas mais antigas de governo caracterizavam-se por graves defeitos e irracionalidades, que levaram ao colapso final, a democracia liberal estava aparentemente livre destas contradições internas fundamentais.

Compreender o nacionalismo e o fundamentalismo como movimentos de resistência cultural.
Movimentos de resistência cultural são aqueles que visam proteger as culturas locais mediante a ameaça de aculturação promovida por agentes econômicos ocidentais. Estes movimentos que visam à preservação da cultura podem ser violentos ou não violentos.
O fundamentalismo religioso é um movimento de resistência cultural. Em sua ala mais radical, os fundamentalistas podem praticar a violência em nome da preservação de valores culturais, dentre os quais costumes religiosos que estão sendo colocados em risco devido a aculturação.
 Além do fundamentalismo, outra forma de movimentos de resistência cultural é o nacionalismo. São medidas adotadas pelo governo de países para evitar a aculturação e proteger a cultura nacional, por exemplo a aumento de taxas alfandegárias, o apoio a industria nacional etc. .

Compreender os mecanismos que produzem homogeneização e desigualdade no espaço geográfico via expansão da globalização.
O objetivo da globalização é a homogenização do espaço geográfico mundial que é facilitada  através das melhorias nos sistemas de transporte e comunicação, a mão de obra barata e especializada,a isenção de impostos e o mercado consumidor. Mas ao tentar homogenizar o espaço geográfico mundial os agentes a globalização acabar por criar uma desigualdade, já que eles apenas atuam nos espaços onde estão interessados e onde podem ganhar lucros, deixando de lado outros pelos quais não se interessam. Isso faz com que lugares onde eles atuam se tornem mais desenvolvidos do que onde não atuam, criando um paradoxo devido ao fato de o objetivo da globalização é a homogenização. 


Pablo Adán.









Roteiro de estudos para o simulado  


Conceituar Balança de poder:

A balança de poder é a distribuição de poderes entre os atores (hegemonias) em um determinado período de tempo. No contexto da guerra fria, isso se aplicava aos EUA e a URSS eles eram as principais hegemonias da época.

Classificar Balança de poder:

Unipolar. Ex: Inglaterra
Bipolar. Ex: EUA e URSS (guerra fria)
Multipolar. Ex: primeira guerra mundial

Compreender o papel do equilíbrio do medo para a ausência de conflitos entre as potências:

O equilíbrio de medo (M.A.D) se baseava na ausência de guerra direta entre as potências hegemônicas devido a mutua percepção de que seus poderosos armamentos faziam de uma guerra entre eles um conflito sem vencedores. Isso fez, com que ao longo da guerra não ocorresse nenhum conflito direto e fazendo com que o modo de intervenções fosse o único meio de oposição.

Compreender o modo de intervenção das potências em conflitos regionais:

O modo de intervenção em conflitos regionais foi o modo de oposição durante a guerra fria, marcado pelas ações das potências nos conflitos como Coréia, Vietnã e Afeganistão, além da intervenção dos EUA na guerra de Yom Kippur, e também do episódio conhecido como crise dos mísseis, que, se não era um conflito regional era um momento de tensão entre as potências que acabou com a via diplomática, fazendo valer o principio M.A.D.

Compreender a importância da corrida espacial para as potências:

A corrida espacial foi uma disputa entre as potencias para ver qual era o programa espacial mais avançado tecnologicamente que fosse capaz de levar o homem a lua. Isso foi outro marcante evento durante a Guerra Fria. Os objetivos da corrida espacial eram meramente propagandísticos e ligados ao campo militar e das telecomunicações (evoluções da balística e o sensoriamento remoto).


Caracterizar movimentos anti-hegemônicos:

Movimentos anti-hegemônicos são quando alguns estados tentam de alguma maneira evitar o avanço do poder das hegemonias sejam elas políticas ou econômicas.

Compreender o papel do pan-arabismo e da conferencia de Bandgung como movimentos anti-hegemônicos:

O pan-arabismo aconteceu quando o presidente do Egito, Gamal Abdel Nasser em uma tentativa de impedir a influencia das hegemonias da época (EUA e URSS) propôs que todos os estados árabes se juntassem, já que eles abrangiam uma área dotada de similaridades culturais que faziam valer o princípio da solidariedade entre suas unidades políticas. 
Já a conferência de Bandung foi quando se reuniram na Conferência realizada em Bandung, na Indonésia, os líderes de vinte e nove Estados asiáticos com o  objetivo era a promoção da cooperação econômica e cultural afro-asiática, como forma de oposição ao que era considerado colonialismo ou neocolonialismo, por parte dos Estados Unidos da América, da União Soviética ou de outro Estado considerado imperialista.

Relacionar o conflito árabe-israelense com a crise do petróleo:

Desde sua criação, Israel sempre teve certa rivalidade com os países árabes que estavam ao seu redor, isso fez com que entre esses estados ocorressem vários conflitos como a Crise de Suez, a guerra dos 6 dias e a a que ocorreu em 1973 a guerra de Yom Kippur. A guerra de Yom kippur foi uma invasão egípcia no território de Israel, o qual só venceu a guerra por causa da intervenção dos EUA. Isso fez com que países árabes indignados com a intervenção boicotassem a produção de petróleo e isso deu início a um período economicamente difícil.

Caracterizar o neoliberalismo:

O modelo neoliberal consistia em uma série de medidas políticas que visavam a diminuição do papel do Estado na economia, cortando gastos e vendendo estatais. Tal solução foi feita pelos EUA e pela Inglaterra, através de Ronald Reagan e Margareth Thatcher e foi imposta a países endividados do mundo, com o FMI ( fundo monetário internacional) sendo o instrumento de persuasão por parte dos Estados Unidos. 
Contextualizar o neocolonialismo na Guerra Fria:
Desde o começo da Guerra Fria isso esteve muito presente na África e na Ásia, quando países que estavam nessas regiões começaram a ser descolonizados e ficando independes formalmente de suas ex-colônias européias, mas sem garantir a independência político econômica de fato, a partir da colocação de “governos fantoches” e do aprofundamento das posições da D.I.T ( divisão internacional do trabalho).

Contextualizar as ditaduras militares latino americanas na Guerra Fria:

Como tentativa de impedir o avanço do socialismo na América latina, os EUA influenciaram em  muitas golpes militares que geraram ditaduras que ocorreram na região sul da América já que os militares influenciados pelos EUA tinhas ideais capitalistas e não permitiriam que o país tivesse um regime socialista, como por exemplo o golpe militar no Chile, que pos um fim a um sistema socialista que estava governando naquela época.

Relacionar Crise de Suez com pan-arabismo:

O presidente do Egito, Nasser, decide como medida de união das arábias nacionalizar o canal de Suez (era a única ligação entre o mar vermelho e o mediterrâneo e o principal canal de escoamento de petróleo para a Europa). Como punição a França, a Grã-Bretanha, juntamente com Israel declaram guerra a certos países árabes e Israel chega inclusive a conquistar uma parte do território do Egito.

Compreender o episódio da Crise dos Mísseis

O episódio Crise dos Mísseis, ocorrido em outubro de 1962, foi um dos momentos de maior tensão da Guerra Fria. A crise começou quando os soviéticos, em resposta a instalação de mísseis nucleares na Turquia em 1961 e à invasão de Cuba pelos estadunidenses no mesmo ano, instalaram mísseis nucleares em Cuba. Em 14 de Outubro, os Estados Unidos divulgaram fotos de um vôo secreto realizado sobre Cuba apontando cerca de quarenta silos para abrigar mísseis nucleares. Houve uma enorme tensão entre as duas superpotências, pois uma guerra nuclear parecia mais próxima do que nunca. Foram treze dias de suspense mundial devido ao medo de uma possível guerra nuclear, até que em 28 de Outubro, Kruschev (primeiro ministro da URSS), após conseguir secretamente uma futura retirada dos mísseis estadunidenses da Turquia, concordou em remover os mísseis de Cuba.

Compreender o contexto que levou a crise do bloco socialista

Em 1985, uma URSS economicamente combalida adotava reformas que a aproximava do capitalismo. Estas reformas, idealizadas por Mikhail Gorbachev, chamadas perestroika e glasnost, atingiam a economia e a política, garantindo o aumento das liberdades civis, sejam elas liberdades econômicas (perestroika) ou políticas (glasnost). Isso mostrava ao mundo que o modelo rígido socialista não funcionava mais. As reformas de Gorbachev deram inicio a um efeito domino que derrubou muitos regimes no leste europeu, levando também a queda do muro de Berlim o que reunificou a Alemanha. Era somente uma questão de tempo para o fim da URSS, que, cercada de pressões, construiu um ambiente político para que um golpe de estado ocorresse em 1991, dando fim ao ultimo capitulo da Guerra Fria.

Caracterizar e Contextualizar a ascensão do neoliberalismo e as reformas perestroika e glasnost.

A crise do petróleo, em 1973, deu início a um período economicamente difícil. Causada pelo boicote de países árabes à plena produção do petróleo devido ao apoio da URSS e dos EUA a Israel no conflito do YOM KIPPUR (1973), marcou o final de um período de grande abonança econômica. Como solução ao difícil momento econômico, os EUA e o Reino Unido, através de Ronald Reagan e Margareth Thatcher elaboraram um plano econômico no qual consistia em uma série de medidas políticas que visavam a diminuição do papel do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo.
Em 1985 a URSS estava muito fraca economicamente, e como tentativa de melhorar a situação o governo lançou, ainda em 1985, um plano que consistia em submeter o governo ao controle popular e sair do rígido controle estatal, abrindo a iniciativa privada, que se irradiou para os demais países que compunham o bloco comunista.

Contextualizar as revoluções capitalistas do leste europeu e o massacre da praça Tian an men.

O massacre da praça de Tian an men consistiu em uma serie de protestos lideradas por estudantes na republica popular da China, que ocorreram entra os dias 15 de abril e 4 de junho de 1989. Os manifestantes (em torno de cem mil) eram oriundos de diferentes grupos, desde intelectuais que acreditavam que o governo do Partido Comunista era demasiado repressivo e corrupto, a trabalhadores da cidade, que acreditavam que as reformas econômicas na China haviam sido lentas e que a inflação e o desemprego estavam dificultando suas vidas. Os protestos consistiam em marchas (caminhadas) pacíficas nas ruas de Pequim. Ao invés de atender a suas reivindicações, o Partido Comunista decidiu em reprimir os protestantes a força. Segundo os manifestantes mais de 7000 pessoas morreram durante os protestos.









CORREÇÃO – BANCO DE QUESTÕES/GEOGRAFIA

PARTE I: GUERRA FRIA

1)      Mitterrand, ao mencionar a bomba nuclear como forma de paz entre Estados Unidos e União Soviética durante a Guerra Fria, fez referência ao modo como a balança de poder bipolar influenciava as potências a armar-se com a mais desenvolvida tecnologia, e justamente por isso elas não se atacavam diretamente. Esse foi o princípio mais marcante durante a época: o M.A.D. (Destruição Mútua Assegurada), que consistia em que um conflito bélico seria tão destrutivo que não haveria vencedores – era uma guerra improvável, como afirmou Aron.

2)     a) A Crise dos Mísseis foi uma série de eventos compreendidos em outubro de 1962, iniciados pela instalação de mísseis atômicos soviéticos em Cuba, posição estratégica para um possível bombardeio aos Estados Unidos. Quando o fato chegou ao conhecimento do governo norte-americano, iniciou-se grande tensão em uma série de diálogos e reuniões entre representantes dos EUA e da União Soviética. A Crise culminou na retirada dos mísseis soviéticos do território cubano e da assinatura de um acordo entre as duas superpotências que determinava a não-proliferação de armas nucleares.

b)Foi o período de mais tensão de toda a Guerra Fria porque os estadunidenses sentiram-se tão ameaçados pela proximidade de armas atômicas que, por muito pouco, não desistiram de uma resolução diplomática da questão. Um conflito direto entre União Soviética e Estados Unidos, naquele momento, utilizaria de desenvolvimento militar tão grande que, dado o envolvimento de seus inúmeros aliados, levaria a uma Guerra intercontinental. A expansão do alcance nuclear, certamente, levaria à destruição massiva do mundo.


3)     a) Balança de poder é a distribuição de poder entre atores num sistema político em determinado momento.

b) Na Balança Bipolar, há dois hegêmonas que concentram o poder, propiciando rivalidades e conflitos indiretos. Na Multipolar, há vários hegêmonas, propiciando conflitos diretos. Na Unipolar, há apenas um hegêmona, propiciando períodos de paz mundial.

c) Check-in-balance é a estratégia de um país menor ao se aliar a um dos hegêmonas de uma Balança de Poder Bipolar. Ao fazê-lo, mesmo que o país perca sua soberania de fato (já que ele será instigado a satisfazer os interesses da potência a que se aliou, não aos próprios), ele garante sua soberania de direito (aliando-se a um dos lados da balança, não haverá conflitos entre os dois hegêmonas a respeito de seu território, nem invasão do mesmo).

4)     a) Intervenção indireta.


5)     a) A Guerra Fria se focou em rivalidades e indisposições recíprocas entre Estados Unidos e União Soviética no período Pós-II Guerra.

b) É controverso que o início da Guerra Fria seja datado de 1945, uma vez que o foco da mesma – conflitos ideológicos e políticos entre as superpotências americana e soviética – iniciou-se bem antes desse ano, na reta final da Segunda Guerra Mundial.


6)     a) O Muro de Berlim foi inicialmente criado como forma de impedimento da influência da política soviética, isolando a porção socialista da Europa para que ela não se disseminasse pelo restante do continente.

b) Se a construção do Muro de Berlim significava a separação entre dois modelos políticos distintos, a anulação do mesmo significaria a existência de apenas um modelo, ou seja, implicaria em um dos dois deixar de existir. Reagan, portanto, expressou na citação acima seu desejo de que as rivalidades políticas deixassem de existir, findando assim a ameaça iminente de uma Guerra extremamente destrutiva.

c) A Perestroika e a Glasnost foram duas medidas político-econômicas soviéticas que distanciaram a União Soviética do ideal socialista ao passo que a aproximava do modelo capitalista de desenvolvimento. Essa aproximação foi um dos principais fatores da queda do Muro de Berlim, em 1989, logo a Perestroika e a Glasnost também são fatores relevantes para o acontecimento do evento.



7)     O Princípio M.A.D. obstruía que as nações hegêmonas entrassem em conflito bélico direto, elas faziam de tudo para que houvesse um Equilíbrio do Medo, ou seja, tomavam medidas que evidenciassem superioridade e desenvolvimento e faziam questão de publicar essas ações para que chegassem ao conhecimento da potência rival. A Paz Armada (acúmulo de armas com grande desenvolvimento tecnológico), a Corrida Espacial (meta de que o primeiro homem a chegar na Lua tivesse nacionalidade de uma das duas potências) e o Teste Nuclear (desenvolvimento de tecnologia militar atômica) foram algumas dessas medidas, baseadas no princípio propagandista proporcionado pelo M.A.D.

8)     Alternativa C.


9)     Alternativa E.

10)  a) As charges acima apresentam a idéia principal do conceito de governos-fantoche: peças-chave nas relações neocolonialistas entre ex-metrópoles e ex-colônias, que se tornaram países formalmente independentes mas ainda política e economicamente subordinadas aos interesses da metrópole.

b) A idéia dos governos-fantoche como ferramentas de alinhamento político entre as superpotências da Guerra Fria e os países menores é, efetivamente, um meio eficiente de manter os governos fiéis às potências. Através de apoio á golpes de estado ou á eleição de determinados governantes, as potências são capazes de impedir mudanças no cenário político dos países que provoquem  trocas de lados de apoio na Balança de Poder.


PARTE II: PAN-ARABISMO
11)   a) Durante os conflitos entre árabes e israelenses após a chamada Crise de Suez, os povos israelitas à margem do Rio Jordão passaram a promover um desvio das águas, o que deu desvantagem aos povos do Egito, que passaram a receber a água do rio em volume mais escasso (estavam depois de Israel no curso do rio). Em resposta, a Síria e a Jordânia promoveram também o desvio das águas do Jordão, prejudicando, por sua vez, os israelitas.

b) A Guerra dos Seis Dias foi um ataque israelense aos povos Sírios, Jordânicos e Egípcios. Nesse ataque, Israel atacou os três países árabes e tomou para si determinada parte de cada território. A ONU (Organização das Nações Unidas) interferiu com a Resolução-242 que, entrelinhas, negociava a devolução das terras conquistadas por Israel em troca do reconhecimento do mesmo como País, por parte das nações árabes. Tendo a proposta negada pelos árabes, Israel manteve as terras conquistadas.

c) A Guerra dos Seis Dias (primeira imagem) foi consequência dos conflitos árabes-israelenses no Rio Jordão (segunda imagem).



12)  a) Verdadeira.

b) Falso.
     • Os conflitos adquiriram maior violência pelos conflitos do Rio Jordão, não dos atos terroristas.
• Os conflitos deram início à Guerra dos SEIS Dias, não o bloqueio econômico de Israel.

c) Falso.
• A Guerra do Yom-Kippur não provoca limites territoriais no Oriente Médio, muito menos legitima Israel como representante dos interesses palestinos.



13)  a) No contexto da Guerra Fria, o Nasserismo introduzia a idéia do Pan-Arabismo como manifestação anti-hegemônica, ou seja, não apenas como forma de fortalecer a união das nações árabes, mas também de reunir um grupo relativamente grande que se mantivesse neutro quanto á balança bipolar do período (não se manifestando nem a favor da URSS nem a favor dos EUA).

b) Uma evidência do Nasserismo foi a tentativa do presidente Nasser de nacionalizar o Canal de Suez, importante canal de escoamento do petróleo árabe para a Europa. A conseqüência principal do ato foi o envolvimento da França, da Inglaterra e de Israel em resposta, gerando a chamada Guerra de Suez, e a conseqüente perda da posse do Canal por parte do Egito.




14)  a) A Conferência de Bandung foi uma reunião de vários países, principalmente africanos e asiáticos, na China, em 1955. A reunião se concluiu com a assinatura dos líderes dos países de um acordo que estabelecia o não-alinhamento de nenhum deles à algum dos blocos hegêmonas até o fim da Guerra Fria – URSS ou EUA.

b) Os novos países formados pelo ideal neocolonista, principalmente na Ásia e na África, eram ainda demasiado instáveis, política e economicamente, para tomar uma decisão entre um dos lados oponentes da Guerra Fria, já que isso poderia acarretar impactantes conseqüências quanto ao futuro desse país. Estes, então, desejavam se manter neutros, e acharam oportuno manifestar-se em um grupo maior, ao lado de um país relativamente grande (China), idealizando a Conferência de Bandung.

c) Ambos os pensamentos do Pan-Arabismo e da Conferência de Bandung demonstraram-se anti-hegemônicos, ou seja, reuniram nações que se negaram ao alinhamento a um dos lados da balança de poder bipolar durante a Guerra Fria.





15)  a) Um feriado festivo, onde a grande maioria da população está ocupada com preparativos de uma festa, e não preparando-se para uma guerra, é uma ótima oportunidade de ataque para uma nação inimiga. Foi exatamente o pensamento árabe ao atacar israelitas durante o feriado de Yom-Kippur.

b) Com o ataque árabe, foi óbvia a desvantagem de Israel na guerra de Yom-Kippur. Os israelitas receberam prontamente o apoio dos EUA, o que foi visto pelos árabes de maneira raivosa. Em resposta, diminuiu-se drasticamente, e em pouquíssimo tempo, a produção de barris de petróleo por dia nas arábias. As principais nações prejudicadas por essa chamada ‘‘Crise do Petróleo’’ foram exatamente as do bloco capitalista, liderado pela enorme potência capitalista norte-americana.




Apresentação feita por ana1935, e não pela equipe de geografia!
Equipe de Geografia achou bom o power point e decidiu colocar.                                                                 
Israel e os conflitos árabes
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Power Point feito pela própria Equipe de Geografia.
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BANCO DE QUESTÕES: GUERRA FRIA, PAN-ARABISMO E CARTOGRAFIA


PARTE I: GUERRA FRIA

1) François Mitterrand, presidente da França entre 1981 e 1995, afirmou a seguinte frase, no contexto da Guerra Fria:
“Nosso objetivo é a paz, e a bomba nuclear traz o equilíbrio necessário.”

Raymond Aron, comentador político francês, também contextualizou uma citação no período da Guerra Fria:
“Guerra improvável, paz impossível.”

EXPLIQUE as afirmações de Mitterrand e Aron, levando em consideração a balança de poder mundial da época e os princípios existentes.




2) LEIA o trecho a seguir de uma afirmação de Jimmy Carter, presidente norte-americano de 1977 a 1981:

“Nossas duas nações [EUA e URSS] têm quase cinco vezes mais ogivas de mísseis hoje do que tínhamos oito anos atrás [em 1969]. Mesmo assim, não estamos cinco vezes mais seguros, pelo contrário.”

O desenvolvimento bélico e tecnológico das duas grandes potências mundiais no período 1945-1991 provocava, certamente, grande preocupação quanto ao possível estouro de uma terceira guerra em nível mundial. Em outubro de 1962, ocorreu o episódio provavelmente mais dramático de toda a Guerra Fria, que ficou conhecido por “Crise dos Mísseis”.

a) RELATE quais foram os acontecimentos compreendidos pela Crise dos Mísseis.

b) JUSTIFIQUE o fato de esse ter sido considerado o ápice das vociferações entre EUA e URSS, EXPLICANDO por que o episódio teria o poder de levar o sistema a uma III Guerra Mundial.




3) “[...] Do latim bilance, isto é, bi (dual) + lanx, lancis (prato), ‘o que tem dois pratos’. Terá entrado na língua portuguesa pelo castelhano balanza. A imagem tanto é utilizada na linguagem das relações internacionais, enquanto ‘balance of power policy’ - a atitude que tenta evitar que qualquer Estado tenha demasiados poderes no contexto do sistema da política internacional -, como no âmbito interno de cada Estado, ‘balance of power’, enquanto a distribuição doméstica do poder pelas várias instituições estaduais. [...]”
(Trecho de texto de José Adelino Maltez, disponível em: topicospoliticos.blogspot.com.br/2004/10/balana-do-poder-o-que.html, 10/05/2012, ás 19:30)

a) CONCEITUE Balança de Poder.


b) IDENTIFIQUE os três tipos de Balança de Poder, esclarecendo, em cada um, as principais considerações com relação á quantidade de hegêmonas presentes nos mesmos.

c) EXPLIQUE a estratégia conhecida como “Check-in-balance”, no contexto de uma Balança de Poder Bipolar.



4) “É a guerra em que não podemos vencer, não podemos perder e não podemos desistir.”
Oficial norte-americano, a respeito da Guerra entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte.

a) A Guerra da Coreia foi uma evidência da forma de intervenção de URSS e EUA em conflitos durante a Guerra Fria. CITE qual era essa forma de intervenção.


5) Baseando-se na citação abaixo e em seus conhecimentos, responda às questões a seguir:
“[...] A Guerra Fria [...] é uma verdadeira guerra global não declarada. Obedece a um planejamento e tem objetivos a conquistar, desperta entusiasmo e medo em grupos sociais e reações contrárias na opinião pública.” - Marechal Castello Branco e seu pensamento militar.

a) APONTE o principal foco de todo o conflito compreendido pela Guerra Fria.

b) EXPLIQUE, segundo o item “a”, por que o início da dita guerra é considerado uma controvérsia.




6) “Senhor Gorbachev: derrube este muro!” – Ronald Reagan, presidente americano entre 1981 e 1989 em seu discurso em Berlim Ocidental, referindo-se ao Muro de Berlim.

a) IDENTIFIQUE a função da criação do Muro de Berlim.

b) JUSTIFIQUa afirmação de Reagan, EXPLICANDO em que implicava a queda do Muro de Berlim.

c) APRESENTE duas medidas do governo soviético que foram fatores da queda do Muro, e EXPLIQUE por que elas possibilitaram o evento.



7)

(http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTFC0_lvUGAtXjigj9ZIvngOqCFsxMkBxTb0U5WgYn-zV5Mo5FEJw)


RELACIONE os conceitos Paz Armada, Corrida Espacial e Teste Nuclear ao Princípio M.A.D.


8) Durante a Guerra Fria, tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética preocuparam-se em manter seus aliados bem próximos. Quanto ás medidas relacionadas á esse objetivo exercidas pelos EUA na América Latina, associa-se CORRETAMENTE ao:

a) Processo de descolonização dos países da Ásia e da África, principalmente, através no neocolonialismo, apoiado pela França, Grã-Bretanha e Israel, e protagonizado pelos Estados Unidos.
b) Tratado Interamericano de Assistência Recíproca, que estabelecia alianças político-econômicas do Brasil com os Estados Unidos, incluindo o apoio à vigência de regimes democráticos no Brasil.
c) Alinhamento político-econômico dos Estados Unidos com os países da América Latina, incluindo o apoio à vigência de regimes ditatoriais nos mesmos.
d) Plano Marshall, responsável pelo apoio á reconstrução dos países europeus após a grande destruição nos mesmos, promovida pela II Guerra Mundial.

9) Os recentes acordos para a diminuição das armas estratégicas de longo alcance afastam as campanhas histéricas e o perigo de um confronto bélico catastrófico. Quando analisam-se as origens da denominada Guerra Fria, percebe-se que a mesma se relacionou, INICIALMENTE, com:

a) A política do desarmamento nuclear e o enfrentamento militar direto entre as duas superpotências.
b) A instalação de rampas de lançamento e a retirada dos mísseis soviéticos de Cuba.
c) O fim da Guerra do Vietnã e o apoio norte-americano aos “contras” da Nicarágua sandinista.
d) A ascenção de Mikhail Gorbatchev na URSS e sua política de Perestroika e Glasnost.
e) O envolvimento dos governos inglês e norte-americano na elaboração de um discurso responsabilizando o socialismo como terrível ameaça ao mundo livre.

10)






a) EXPLIQUE a mensagem das duas charges acima.

b) JUSTIFIQUE as mesmas como forma de manutenção de alianças políticas entre as superpotências da Guerra Fria, União Soviética e Estados Unidos.













PARTE II: PAN-ARABISMO


11)





a) APRESENTE os conflitos entre os rivais árabes e israelitas relacionados ao Rio Jordão, segundo a imagem à direita.

b) APRESENTE o que foi a Guerra dos Seis Dias.

c) RELACIONE os dois eventos evidenciados nas imagens.




12) ASSINALE a(s) afirmação(ões) verdadeira(s) e JUSTIFIQUE a(s) falsa(s):
Quanto aos conflitos entre árabes e israelenses, pode-se dizer que:

a) ( ) Se aceleram com a partilha da Palestina realizada pela ONU em 1947, que deu origem ao Estado de Israel. Decorreu desta a guerra de 1948/49, que terminou com um acordo de cessar fogo em que ficava estabelecida a divisão de Jerusalém e a fixação de fronteiras entre Israel e os países árabes.

b) ( ) Na década de 1960, os conflitos adquirem maior violência em função do aumento dos atos terroristas palestinos e da aliança militar e política entre Egito, Síria e Jordânia, o que leva ao bloqueio econômico de Israel e dá início à Guerra dos Sete Dias. Esta, por sua vez, se finda com a intervenção da ONU, que negocia implicitamente o reconhecimento de Israel como país, pelas nações árabes.

c) ( ) Na década de 1970, os conflitos determinam a explosão da Guerra do Yom Kippur, em 1973, de que resulta a fixação dos limites territoriais no Oriente Médio e o reconhecimento por parte de Israel, da OLP, comandada por Arafat, como representante legítima dos interesses palestinos.




13)


Gamal Abdel Nasser foi o presidente do Egito entre 1954 e 1970. Ele introduziu a ideologia Nasserista, cujos princípios são importantes para a análise do contexto do Oriente Médio no sistema continental e mundial.

a) IDENTIFIQUE a principal idéia do Nasserismo que se aplica ao contexto da Guerra Fria.

b) APRESENTE uma medida prática de Nasser que evidenciou o caráter Pan-Arabista de suas idéias e CITE suas conseqüências.




14) “Entre 18 e 24 de Abril de 1955, reuniram-se na Conferência de Bandung, na Indonésia, os líderes de vinte e nove Estados asiáticos (Afeganistão, Arábia Saudita, Birmânia, Camboja, Laos, Líbano, Ceilão, República Popular da China, Filipinas, Japão, Índia, Paquistão, Turquia, Síria, Israel, República Democrática do Vietnã, Irã, Iraque, Vietnã do Sul, Nepal, Iémen do Norte) e africanos (Etiópia, Líbia, Libéria e Egito) perfazendo uma população total de 1 350 milhões de habitantes.[...]”

a) EXPLIQUE o que foi a Conferência de Bandung.

b) RELACIONE a descolonização via neocolonialismo ao propósito dos países
participantes da Conferência.

c) JUSTIFIQUE qual é a semelhança entre a idéia do Pan-Arabismo e da Conferência de Bandung.



15) “Yom Kippur, o Dia do Perdão, é o dia mais sagrado e solene do ano, o auge
dos Dez Dias de Penitência iniciados em Rosh Hashaná. Neste dia, em cada congregação, os rolos da Torá são retirados da Arca Sagrada e carregados dentro da sinagogas. O Kol Nidrei, a anulação de todos os votos, é recitado antes do pôr-do-sol enquanto a congregação fica de pé, ereta.Sua melodia tradicional infunde em cada um dos presentes um sentimento de reverência. É o início de um dia de jejum e abstinência, quando o material se submete ao espiritual e cada judeu vai examinar seus atos e buscar perdão pelos erros que cometeu contra D'us. É um dia de arrependimento e perdão.[...]”

O dia 6 de outubro, para os povos judaicos, é marcado por um feriado religioso no qual a grande massa populacional vai para as ruas, planejar festividades.

a) Segundo as informações sobre o feriado judaico, JUSTIFIQUE a escolha do Dia do Perdão como estratégia de guerra dos árabes.

b) RELATE o desenrolar da guerra de Yom-Kippur e EXPLIQUE qual a conseqüência mais importante da mesma no cenário mundial.


AS RESPOSTAS SERÃO POSTADAS POSTERIORMENTE. OBRIGADO.




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ROTEIRO DE ESTUDOS DA PRIMEIRA PROVA DE GEOGRAFIA: 



Conceituar Balança de poder:
A balança de poder é a distribuição de poderes entre os atores (hegemonias) em um determinado período de tempo. No contexto da guerra fria, isso se aplicava aos EUA e a URSS eles eram as principais hegemonias da época.

Classificar Balança de poder:
Unipolar. Ex: Inglaterra
Bipolar. Ex: EUA e URSS (guerra fria)
Multipolar. Ex: primeira guerra mundial

Compreender o papel do equilíbrio do medo para a ausência de conflitos entre as potências:
O equilíbrio de medo (M.A.D) se baseava na ausência de guerra direta entre as potências hegemônicas devido a mutua percepção de que seus poderosos armamentos faziam de uma guerra entre eles um conflito sem vencedores. Isso fez, com que ao longo da guerra não ocorresse nenhum conflito direto e fazendo com que o modo de intervenções fosse o único meio de oposição.

Compreender o modo de intervenção das potências em conflitos regionais:
O modo de intervenção em conflitos regionais foi o modo de oposição durante a guerra fria, marcado pelas ações das potências nos conflitos como Coréia, Vietnã e Afeganistão, além da intervenção dos EUA na guerra de Yom Kippur, e também do episódio conhecido como crise dos mísseis, que, se não era um conflito regional era um momento de tensão entre as potências que acabou com a via diplomática, fazendo valer o principio M.A.D.

Compreender a importância da corrida espacial para as potências:
A corrida espacial foi uma disputa entre as potencias para ver qual era o programa espacial mais avançado tecnologicamente que fosse capaz de levar o homem a lua. Isso foi outro marcante evento durante a Guerra Fria. Os objetivos da corrida espacial eram meramente propagandísticos e ligados ao campo militar e das telecomunicações (evoluções da balística e o sensoriamento remoto).

Caracterizar movimentos anti-hegemônicos:
Movimentos anti-hegemônicos são quando alguns estados tentam de alguma maneira evitar o avanço do poder das hegemonias sejam elas políticas ou econômicas.

Compreender o papel do pan-arabismo e da conferencia de Bandgung como movimentos anti-hegemônicos:
O pan-arabismo aconteceu quando o presidente do Egito, Gamal Abdel Nasser em uma tentativa de impedir a influencia das hegemonias da época (EUA e URSS) propôs que todos os estados árabes se juntassem, já que eles abrangiam uma área dotada de similaridades culturais que faziam valer o princípio da solidariedade entre suas unidades políticas. 
Já a conferência de Bandung foi quando se reuniram na Conferência realizada em Bandung, na Indonésia, os líderes de vinte e nove Estados asiáticos com o  objetivo era a promoção da cooperação econômica e cultural afro-asiática, como forma de oposição ao que era considerado colonialismo ou neocolonialismo, por parte dos Estados Unidos da América, da União Soviética ou de outro Estado considerado imperialista.

Relacionar o conflito árabe-israelense com a crise do petróleo:
Desde sua criação, Israel sempre teve certa rivalidade com os países árabes que estavam ao seu redor, isso fez com que entre esses estados ocorressem vários conflitos como a Crise de Suez, a guerra dos 6 dias e a a que ocorreu em 1973 a guerra de Yom Kippur. A guerra de Yom kippur foi uma invasão egípcia no território de Israel, o qual só venceu a guerra por causa da intervenção dos EUA. Isso fez com que países árabes indignados com a intervenção boicotassem a produção de petróleo e isso deu início a um período economicamente difícil.

Caracterizar o neoliberalismo:
O modelo neoliberal consistia em uma série de medidas políticas que visavam a diminuição do papel do Estado na economia, cortando gastos e vendendo estatais. Tal solução foi feita pelos EUA e pela Inglaterra, através de Ronald Reagan e Margareth Thatcher e foi imposta a países endividados do mundo, com o FMI ( fundo monetário internacional) sendo o instrumento de persuasão por parte dos Estados Unidos. 
Contextualizar o neocolonialismo na Guerra Fria:
Desde o começo da Guerra Fria isso esteve muito presente na África e na Ásia, quando países que estavam nessas regiões começaram a ser descolonizados e ficando independes formalmente de suas ex-colônias européias, mas sem garantir a independência político econômica de fato, a partir da colocação de “governos fantoches” e do aprofundamento das posições da D.I.T ( divisão internacional do trabalho).

Contextualizar as ditaduras militares latino americanas na Guerra Fria:
Como tentativa de impedir o avanço do socialismo na América latina, os EUA influenciaram em  muitas golpes militares que geraram ditaduras que ocorreram na região sul da América já que os militares influenciados pelos EUA tinhas ideais capitalistas e não permitiriam que o país tivesse um regime socialista, como por exemplo o golpe militar no Chile, que pos um fim a um sistema socialista que estava governando naquela época.

Relacionar Crise de Suez com pan-arabismo:
OO presidente do Egito, Nasser, decide como medida de união das arábias nacionalizar o canal de Suez (era a única ligação entre o mar vermelho e o mediterrâneo e o principal canal de escoamento de petróleo para a Europa). Como punição a França, a Grã-Bretanha, juntamente com Israel declaram guerra a certos países árabes e Israel chega inclusive a conquistar uma parte do território do Egito.

Compreender o episódio da Crise dos Mísseis
O episódio Crise dos Mísseis, ocorrido em outubro de 1962, foi um dos momentos de maior tensão da Guerra Fria. A crise começou quando os soviéticos, em resposta a instalação de mísseis nucleares na Turquia em 1961 e à invasão de Cuba pelos estadunidenses no mesmo ano, instalaram mísseis nucleares em Cuba. Em 14 de Outubro, os Estados Unidos divulgaram fotos de um vôo secreto realizado sobre Cuba apontando cerca de quarenta silos para abrigar mísseis nucleares. Houve uma enorme tensão entre as duas superpotências, pois uma guerra nuclear parecia mais próxima do que nunca. Foram treze dias de suspense mundial devido ao medo de uma possível guerra nuclear, até que em 28 de Outubro, Kruschev (primeiro ministro da URSS), após conseguir secretamente uma futura retirada dos mísseis estadunidenses da Turquia, concordou em remover os mísseis de Cuba.