Filosofia


                                  
                 Cooperativa de Filosofia








  
 

Roteiro para a prova do dia 26/11
I. CIDADANIA E POLÍTICA (BLOCO DE ATIVIDADES, PÁGINA 82 E SEGUINTES)
A) O QUE É POLÍTICA? CONCEITO, CONCEPÇÕES GREGA E MODERNA 
“É o conjunto de relação do poder vividas na sociedade”. A política é a arte de governar, administrar, organizar, decidir sobre o que é melhor para a sociedade.

B) PODER E SUAS FORMAS 
. O QUE É PODER? 
É  o direito de deliberar, agir e mandar, exercendo autoridade (soberania).

. AS FORMAS DE PODER NO ESTADO MODERNO (LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO). 
Legislativo: departamento responsável pela elaboração de leis.
executivo: responsável por governar e administrar os interesses públicos.
judiciário: Possui a capacidade de julgar uma pessoa, respeitando as regras elaboradas pelo poder legislativo do país.

. DEMOCRACIA E AS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA.


.TEORIA DAS FORMAS DE PODER NOBERTO BOBBIO (PODER ECONÔMICO, IDEOLÓGICO E POLÍTICO)


C) FORÇA E SUAS FORMAS
. O QUE É FORÇA?
força é a capacidade de modificar o estado em que um determinado corpo se encontra.

II. TEORIAS ANTROPOLÓGICAS E POLÍTICAS DA IDADE MODERNA
A) MAQUIAVEL: CONCEITOS DE VIRTÙ E FORTUNA.
virtù: é a capacidade de agir, buscando os meios necessários para se manter no poder. “o rei não deve ser muito amado nem muito temido pelo povo [...] mas entre os dois, deve ser temido”.
Fortuna: São as riquezas, dádivas, poder, respeito (etc), que o rei recebe quando age com virtù.

B) THOMAS HOBBES: CONCEPÇÃO ANTROPOLÓGICA – O HOMEM NO “ESTADO DE NATUREZA”, O PACTO, O ESTADO DE SOCIEDADE, O LEVIATÃ E O ESTADO TODO PODEROSO.
Leviatã: seria um monarca com autoridade inquestionável.
estado de natureza: homem vivendo s/ leis. Só pensa nos interesses próprios, ou seja, durante a guerra pois ninguém confia em ninguém, todos batalham para alcançãr o seu interesse próprio primeiro que os outros.
o pacto: o homem já é mal por natureza, e caso não tivesse uma força maior (estado/monarca), a sociedade viveria em constantes conflitos. hobbes entendia que o homem deveria “aceitar” o estado, e essa aceitação era conhecida como o pacto, na concepção de hobbes.
estado de sociedade: ao contrário do estado de natureza, nesse estado o homem convive com as leis, ou seja, se está determinado na lei é porque está sendo (ou será) aplicado na sociedade.
Estado todo poderoso: segundo hobbes o estado era o principal articulador de uma sociedade, era o orgão que deveria deter o maior poder, por isso o estado era conhecido como todo poderoso.

C) JEAN-JACQUES ROUSSEAU: CONCEPÇÃO ANTROPOLÓGICA – O HOMEM NO “ESTADO DE NATUREZA” E NO “ESTADO DE SOCIEDADE” E O PACTO SOCIAL.
no estado de natureza o homem nasce bom, mas quando ele passa para o estado de sociedade ele é corrompido, pois quando começa a se apropriar de outra coisa, ele inicia uma batalha. para rousseau para que o homem não caia na lei do mais forte, é preciso implementar um governo democrático.
pacto social: abrir mão do direito de vingança com as próprias mãos.






                               ROTEIRO DE ESTUDOS
Simulado - 3ª ETAPA
PROVA FECHADA.
VALOR: 8,0 PONTOS. DIA: 22 / 10 / 2012.
PROF. LEONARDO OLIVEIRA DE VASCONCELOS

HABILIDADES EXIGIDAS:
. Reconhecer e distinguir poder e força.
. Identificar e caracterizar as formas de poder Legislativo, Executivo e Judiciário.
. Identificar e diferenciar poder político, econômico e ideológico e suas formas.
. Compreender o conceito de Política e Cidadania ao longo da história.
. Apontar os diversos problemas sociais, políticos e econômicos em textos, imagens e charges.
CONTEÚDOS:
I. CIDADANIA E POLÍTICA (BLOCO DE ATIVIDADES, PÁGINA 82 E SEGUINTES)
A) O QUE É POLÍTICA? CONCEITO, CONCEPÇÕES GREGA E MODERNA
B) PODER E SUAS FORMAS
  . O QUE É PODER?
  . AS FORMAS DE PODER NO ESTADO MODERNO (LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO),  
  . DEMOCRACIA E AS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA.
  .TEORIA DAS FORMAS DE PODER NOBERTO BOBBIO
 (PODER ECONÔMICO,IDEOLÓGICO E POLÍTICO)
C) FORÇA E SUAS FORMAS
. O QUE É FORÇA?
 
ORIENTAÇÕES GERAIS:

1. Estude utilizando as anotações do caderno e os textos complementares do bloco de atividades.
2. Refaça os exercícios trabalhados como forma de testar seus conhecimentos (sobretudo os Deveres de Casa e o bloco de atividades).
3. Não deixe para estudar apenas na véspera da prova. Organize-se!
4. Procure ENTENDER os conceitos e não decorá-los.
7. Sempre faça os deveres de casa com afinco, eles são fundamentais para a sua
preparação para a prova.                                                                           


     ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO





                                                                   

     


















                                               Organização social de Platão




Roteiro da Prova  de RECUPERAÇÃO 


- Apontar e reconhecer as quatro etapas da formação da consciência moral (anomia, heteronomia, socionomia e autonomia)
Anomia é sem consciência, autonomia é consciência própria, socionomia é fazer o melhor para a sociedade e heteronomia é fazer para não ser penalizado).


Apontar os tipos de determinismo
Cientifico: Principio da causalidade(tudo ocorre por causa de uma causa e sempre ocorre um efeito
Absoluto:Causalidade nos humanos, não ha como mudar.
Fatalismo:Aconteceu porque Deus(Deuses, mitologias) quis!

Coação Interna: Loucura
Coação externa: Ameaça grave

Liberdade = Livre Arbítrio (Livre escolha)

Liberdade de expressão:Se expressar
Liberdade Politica: Em que partido escolher
Liberdade Religiosa: Credo(no que acreditar) 
Liberdade Física : Ir e vir

             ROTEIRO DE ESTUDOS
Simulado DE FILOSOFIA - 2ª ETAPA
PROVA OBJETIVA (FECHADA).
VALOR: 6,0 PONTOS. DIA: 18 / 6 / 2012.
PROF. LEONARDO OLIVEIRA DE VASCONCELOS

CONTEÚDOS E HABILIDADES:
1. Antropologia e a Teoria Política de Platão
- Apontar os elementos que formam a alma 
Racional, emocional/concupiscível e sensual/irascível. 
- Analisar a função de cada elemento constitutivo da alma em Platão
Racional é pensar,emocional é ter sentimentos e sensual é sentir vontade sexual.
- Relacionar os elementos da alma com o Mito do Cocheiro de Platão.
Folha abaixo.
- Analisar a função social de cada cidadão na Teoria Política de Platão.
Racional é filósofos,emocional é guerreiros e concupscivel são tecelões.
- Apontar a função de cada classe social na cidade-estado (polis) ideal 
Governante, Guardiã e Econômica. (Acima)

2. Antropologia e a Teoria Ética de Aristóteles
- Apontar a tripartição da alma 
Racional que é o cérebro/ Sensitiva que é no coração  e Vegetativa que são nas genitálias, segundo Aristóteles.
- Explicar virtude e vício 
Por excesso e por falta está abaixo em Aristóteles.
- Analisar a Teoria Ética da Justa-medida como fundamento para a Felicidade (Eudaimonia) em Aristóteles.
A felicidade só é estável e duradoura através das virtudes.
- Analisar a teoria politica de Aristóteles.
No grupo

3. O que é Liberdade e Livre-arbítrio?
- Reconhecer e caracterizar as várias concepções de liberdade (para o adulto, para um adolescente, para uma criança)
 - Identificar os conceitos de liberdade (liberdade física, liberdade de expressão, liberdade de imprensa, liberdade política etc.).
- Analisar e argumentar sobre a ideia e o conceito de liberdade.
Liberdade é poder fazer escolhas
- Reconhecer e caracterizar o conceito de livre-arbítrio.

É basicamente a expressão usada para significar a vontade livre de escolha, as decisões livres.
- Identificar e argumentar sobre a ideia e o conceito de livre-arbítrio.
(acima)

4. Consciência
- Reconhecer e caracterizar consciência psicológica de consciência moral.
Consciência psicológica é estar acordado e a moral é distinguir o certo do errado,
- Distinguir coação interna de coação externa.
Coação é ameaça e coerção é conselho.
Coação interna é se cobrar(aliada da loucura) e e a externa é cobrança dos outros
- Apontar e reconhecer as quatro etapas da formação da consciência moral (anomia, heteronomia, socionomia e autonomia)
Anomia é sem consciência, autonomia é consciência própria, socionomia é fazer o melhor para a sociedade e heteronomia é fazer para não ser penalizado).



                                                                               BOA PROVA!!!



QUESTÕES FILOSOFIA
”A liberdade é fundamental para todas as pessoas. Por sua causa, já houve lutas, guerras e mortes, porque todos precisam de liberdade e às vezes surgem homens que não querem que os outros sejam livres.
  Mas o que é liberdade? Como é que se pode saber se uma pessoa tem liberdade?  Ter liberdade é fazer as coisas que agente acha boas e agradáveis. Ter liberdade é poder ficar junto das pessoas que a gente gosta. Ter liberdade é poder brincar, estudar, trabalhar, fazendo aquilo que nos deixa felizes. Ter liberdade é poder ir a todos os lugares que agente acha bonitos, ou onde existem coisas que agente quer ver ou fazer. Ter liberdade é poder falar, cantar, sorrir, amar, sonhar, sem ter medo de sofrer um castigo.
  Todos nós queremos ser livres e achamos importante a nossa liberdade. E a liberdade dos outros? Não e justo pensar somente em nós, pois todas as pessoas precisam de liberdade. É preciso verificar se o que nós queremos fazer não vai prejudica alguém.  Mas também precisamos ver se existe alguém que deseja muito alguma coisa, ou que precisa fazer alguma coisa par ser feliz e que não pode fazer isso porque é pobre ou porque uma pessoa má está proibindo.
   O mundo está cheio de gente que não pode o lugar onde viver com a família, que não poder ter suas terras e sua casa e que não pode escolher seu trabalho. Existem milhões de crianças que não podem ir à escola, que se alimentam muito mal e às vezes até passam fome. Muita gente passa a vida inteira fazendo só o que os outros querem sem poder fazer nada do que gostaria. Todas essas pessoas não são livres e por isso não são alegres nem são felizes. Isso não e justo e nos sempre devemos ajudar as outras pessoas a conseguirem sua libertação.
Ás vezes  existem pessoas que tiram a nossa liberdade, que nos obrigam a fazer só o que elas querem e dizem que fazem isso para nos proteger e nos ajudar . Nós não devemos concordar com isso, porque quando tiram a nossa liberdade tudo fica triste, as pessoas vivem contrariadas e infelizes. Quando alguém quiser nós obrigar a aceitar uma ordem, nós devemos obedecer sem perder a liberdade.
A liberdade é muito importante para todas as pessoas, pois quem não tem não pode ser feliz.
Se todas as pessoas defenderem a liberdade ela nunca vai acabar, as pessoas que hoje são tristes vão ficar alegres quando forem livres. E o mundo será muito melhor para todos”
                                                                                                                            DALLARI
1)De acordo com as idéias sobre liberdade, ASSINALE a alternativa que MELHOR expressa o que o autor entende por liberdade:
     (a) Liberdade é poder fazer as coisas que agente acha boas e agradáveis, é poder ficar junto das pessoas que agente gosta.
     (b) A liberdade é uma experiência de felicidade, ou seja, realização pessoas e realização social.
     (c) A liberdade é muito importante para todas as pessoas, pois quem não a tem não pode        ser feliz.
     (d) Liberdade e poder brincar, estudar, trabalhar, fazer tudo aquilo que nos deixa felizes, é              poder ir a todos os lugares que a gente acha bonitos, ou onde existam coisas que a gente quer ver ou fazer. Ter liberdade é poder falar, cantar, sorrir, amar, sonhar, sem ter medo de sofrer um castigo.
     (e) Nenhuma das alternativas a cima.

2)De acordo com o autor, quis são as condições para obedecer às ordens externas sem perder a liberdade?
    (a) É aceitar as ordens sem questionar sobre as suas causas.
    (b) Devemos querer saber o motivo e devemos dar sempre a nossa opinião.
    (c) Ser livre é não obedecer a nenhuma ordem externa.
    (d) Para ser livre, é necessário descumprir todas as regras e leis que nos são impostas.
    (e) Nenhuma das alternativas a cima.

3) Com base nos estudos na sala de aula, ASSINALE a alternativa FALSA:
     (a) O determinismo é a teoria segundo a qual tudo é determinado, isto é, tem uma causa, inclusive as decisões da vontade, não havendo, portanto, liberdade humana.
     (b) O fatalismo consiste em acreditar que Deus ou Deuses não tem influência nas minhas decisões pessoais, apenas no meu destino
     (c) O principio de causalidade (causa – Efeito) na é senão a tese do determinismo cientifico.
     (d) O determinismo mecanicista consiste na tese segundo a qual o homem é previsível e controlável como uma máquina e, portanto, sem autodeterminação, sem liberdade.
     (e) Todas as alternativas estão corretas.





5) Leia o poema de Cecília Meireles com a palavra adequada:
“......... – essa palavra
que o sonho humano alimenta:
que não há ninguém que
explique
e ninguém que não atenda.”

(a) Amar.
(b) Liberdade.
(c) Política.
(d) Determinismo absoluto.
(e) Pensar.

6) Assinale a opção que corresponde ao conceito abaixo.
     Dependem não do exercício de nossa liberdade, mas da vontade de forças superiores como Deus ou Deuses. “tinha que acontecer, estava escrito, era o destino”
(a) Determinismo científico.
(b) Fatalismo.
(c) Determinismo Absoluto.
(d) Livre-arbítrio
(e) Nenhuma das alternativas a cima.

7) ”Estende-se às ciências humanas o mesmo princípio aplicado às ciências naturais. Os fatos de nossa vida e da História, por exemplo, passam a ser decorrentes de um complexo sistema de causas e efeitos inevitáveis e independentes de nossa vontade”
(a) Fatalismo.
(b) Determinismo mecanicista.
(c) Determinismo científico.
(d) Livre-arbítrio.
(e) Nenhuma das alternativas a cima.



                                             

GABARITO QUESTÕES FECHADAS DE FILOSOFIA

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   Obrigado e voltem sempre!!!