Cooperativa de Filosofia
Roteiro para a prova do dia 26/11
I. CIDADANIA E POLÍTICA (BLOCO DE ATIVIDADES, PÁGINA 82 E SEGUINTES)
A) O QUE É POLÍTICA? CONCEITO, CONCEPÇÕES GREGA E MODERNA
I. CIDADANIA E POLÍTICA (BLOCO DE ATIVIDADES, PÁGINA 82 E SEGUINTES)
A) O QUE É POLÍTICA? CONCEITO, CONCEPÇÕES GREGA E MODERNA
“É o conjunto de relação do poder vividas na sociedade”. A política é a
arte de governar, administrar, organizar, decidir sobre o que é melhor para a
sociedade.
B) PODER E SUAS FORMAS
.
O QUE É PODER?
É o direito de deliberar, agir e
mandar, exercendo autoridade (soberania).
.
AS FORMAS DE PODER NO ESTADO MODERNO (LEGISLATIVO, EXECUTIVO E
JUDICIÁRIO).
Legislativo:
departamento responsável pela elaboração de leis.
executivo:
responsável por governar e administrar os interesses públicos.
judiciário:
Possui a capacidade de julgar uma pessoa, respeitando as regras elaboradas pelo
poder legislativo do país.
. DEMOCRACIA E AS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA.
.TEORIA
DAS FORMAS DE PODER NOBERTO BOBBIO (PODER ECONÔMICO, IDEOLÓGICO E POLÍTICO)
C) FORÇA E SUAS FORMAS
.
O QUE É FORÇA?
força é a capacidade de modificar o estado em que um determinado corpo
se encontra.
II. TEORIAS ANTROPOLÓGICAS E POLÍTICAS DA IDADE MODERNA
A) MAQUIAVEL: CONCEITOS DE VIRTÙ E FORTUNA.
virtù:
é a capacidade de agir, buscando os meios necessários para se manter no poder. “o
rei não deve ser muito amado nem muito temido pelo povo [...] mas entre os
dois, deve ser temido”.
Fortuna:
São as riquezas, dádivas, poder, respeito (etc), que o rei recebe quando age
com virtù.
B)
THOMAS HOBBES: CONCEPÇÃO ANTROPOLÓGICA – O HOMEM NO “ESTADO DE NATUREZA”, O
PACTO, O ESTADO DE SOCIEDADE, O LEVIATÃ E O ESTADO TODO PODEROSO.
Leviatã: seria um monarca com
autoridade inquestionável.
estado
de natureza: homem vivendo s/ leis. Só pensa nos interesses próprios, ou seja,
durante a guerra pois ninguém confia em ninguém, todos batalham para alcançãr o
seu interesse próprio primeiro que os outros.
o
pacto: o homem já é mal por natureza, e caso não tivesse uma força maior
(estado/monarca), a sociedade viveria em constantes conflitos. hobbes entendia
que o homem deveria “aceitar” o estado, e essa aceitação era conhecida como o
pacto, na concepção de hobbes.
estado
de sociedade: ao contrário do estado de natureza, nesse estado o homem convive com as
leis, ou seja, se está determinado na lei é porque está sendo (ou será)
aplicado na sociedade.
Estado
todo poderoso: segundo hobbes o estado era o principal articulador de uma sociedade,
era o orgão que deveria deter o maior poder, por isso o estado era conhecido
como todo poderoso.
C) JEAN-JACQUES ROUSSEAU: CONCEPÇÃO ANTROPOLÓGICA – O HOMEM NO “ESTADO
DE NATUREZA” E NO “ESTADO DE SOCIEDADE” E O PACTO SOCIAL.
no estado
de natureza o homem nasce bom, mas quando ele passa para o estado de sociedade
ele é corrompido, pois quando começa a se apropriar de outra coisa, ele
inicia uma batalha. para rousseau para que o homem não caia na lei do mais
forte, é preciso implementar um governo democrático.
pacto
social: abrir
mão do direito de vingança com as próprias mãos.
![](file:///C:/Users/CARLOS~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image002.jpg)
Simulado - 3ª ETAPA
PROVA FECHADA.
VALOR: 8,0 PONTOS. DIA: 22 / 10 / 2012.
PROF. LEONARDO OLIVEIRA DE VASCONCELOS
HABILIDADES EXIGIDAS:
. Reconhecer e distinguir poder e força.
. Identificar e caracterizar as formas de poder Legislativo, Executivo e
Judiciário.
. Identificar e diferenciar poder político, econômico e ideológico e suas
formas.
. Compreender o conceito de Política e Cidadania ao longo da história.
. Apontar
os diversos problemas sociais, políticos e econômicos em textos, imagens e
charges.
CONTEÚDOS:
I. CIDADANIA E POLÍTICA (BLOCO DE
ATIVIDADES, PÁGINA 82 E SEGUINTES)
A) O QUE É POLÍTICA? CONCEITO,
CONCEPÇÕES GREGA E MODERNA
B) PODER E SUAS FORMAS
B) PODER E SUAS FORMAS
. O QUE É PODER?
. AS FORMAS DE PODER NO ESTADO MODERNO (LEGISLATIVO, EXECUTIVO E
JUDICIÁRIO),
. DEMOCRACIA E AS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA.
.TEORIA DAS FORMAS DE PODER NOBERTO BOBBIO
.TEORIA DAS FORMAS DE PODER NOBERTO BOBBIO
(PODER ECONÔMICO,IDEOLÓGICO E
POLÍTICO)
C) FORÇA E SUAS FORMAS
. O QUE É FORÇA?
C) FORÇA E SUAS FORMAS
. O QUE É FORÇA?
ORIENTAÇÕES GERAIS:
1. Estude utilizando as anotações do caderno
e os textos complementares do bloco de atividades.
2. Refaça os exercícios trabalhados como forma de testar seus conhecimentos (sobretudo os Deveres de Casa e o bloco de atividades).
3. Não deixe para estudar apenas na véspera da prova. Organize-se!
4. Procure ENTENDER os conceitos e não decorá-los.
7. Sempre faça os deveres de casa com afinco, eles são fundamentais para a sua
2. Refaça os exercícios trabalhados como forma de testar seus conhecimentos (sobretudo os Deveres de Casa e o bloco de atividades).
3. Não deixe para estudar apenas na véspera da prova. Organize-se!
4. Procure ENTENDER os conceitos e não decorá-los.
7. Sempre faça os deveres de casa com afinco, eles são fundamentais para a sua
preparação para a prova.
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilqrv2Zd8LnjHMOG1HOCRW32qwLikJnF11UQq4o5P5IRWqQUNUxUnz-bd-vHsXWUHJ0ej0Z0Vdf8853KMt4qmVSXeqEslBL4KnqdjI7Bs-hYy1jZK3f8GcAdg4G7FqwqPU9xkc_dKEM60J/s400/Sem+t%C3%ADtulo.png)
![](http://imgs.obviousmag.org/archives/uploads/2008/ZZ00F9D601.jpg)
Roteiro da Prova de RECUPERAÇÃO
- Apontar e reconhecer as quatro etapas da formação da consciência moral (anomia, heteronomia, socionomia e autonomia)
Anomia é sem consciência, autonomia é consciência própria, socionomia é fazer o melhor para a sociedade e heteronomia é fazer para não ser penalizado).
Apontar os tipos de determinismo
Cientifico: Principio da causalidade(tudo ocorre por causa de uma causa e sempre ocorre um efeito
Absoluto:Causalidade nos humanos, não ha como mudar.
Fatalismo:Aconteceu porque Deus(Deuses, mitologias) quis!
Coação Interna: Loucura
Coação externa: Ameaça grave
Liberdade = Livre Arbítrio (Livre escolha)
Liberdade de expressão:Se expressar
Liberdade Politica: Em que partido escolher
Liberdade Religiosa: Credo(no que acreditar)
Liberdade Física : Ir e vir
ROTEIRO DE ESTUDOS
Simulado DE FILOSOFIA - 2ª ETAPA
PROVA OBJETIVA (FECHADA).
VALOR: 6,0 PONTOS. DIA: 18 / 6 / 2012.
PROF. LEONARDO OLIVEIRA DE VASCONCELOS
CONTEÚDOS E HABILIDADES:
1. Antropologia e a Teoria Política de Platão
- Apontar os elementos que formam a alma
Racional, emocional/concupiscível e sensual/irascível.
- Analisar a função de cada elemento constitutivo da alma em Platão
Racional, emocional/concupiscível e sensual/irascível.
- Analisar a função de cada elemento constitutivo da alma em Platão
Racional é pensar,emocional é ter sentimentos e sensual é sentir vontade sexual.
- Relacionar os elementos da alma com o Mito do Cocheiro de Platão.
Folha abaixo.
Folha abaixo.
- Analisar a função social de cada cidadão na Teoria Política de Platão.
Racional é filósofos,emocional é guerreiros e concupscivel são tecelões.
Racional é filósofos,emocional é guerreiros e concupscivel são tecelões.
- Apontar a função de cada classe social na cidade-estado (polis) ideal
Governante, Guardiã e Econômica. (Acima)
Governante, Guardiã e Econômica. (Acima)
2. Antropologia e a Teoria Ética de Aristóteles
- Apontar a tripartição da alma
Racional que é o cérebro/ Sensitiva que é no coração e Vegetativa que são nas genitálias, segundo Aristóteles.
Racional que é o cérebro/ Sensitiva que é no coração e Vegetativa que são nas genitálias, segundo Aristóteles.
- Explicar virtude e vício
Por excesso e por falta está abaixo em Aristóteles.
Por excesso e por falta está abaixo em Aristóteles.
- Analisar a Teoria Ética da Justa-medida como fundamento para a Felicidade (Eudaimonia) em Aristóteles.
A felicidade só é estável e duradoura através das virtudes.
A felicidade só é estável e duradoura através das virtudes.
- Analisar a teoria politica de Aristóteles.
No grupo
No grupo
3. O que é Liberdade e Livre-arbítrio?
- Reconhecer e caracterizar as várias concepções de liberdade (para o adulto, para um adolescente, para uma criança)
- Identificar os conceitos de liberdade (liberdade física, liberdade de expressão, liberdade de imprensa, liberdade política etc.).
- Analisar e argumentar sobre a ideia e o conceito de liberdade.
Liberdade é poder fazer escolhas
- Reconhecer e caracterizar o conceito de livre-arbítrio.
É basicamente a expressão usada para significar a vontade livre de escolha, as decisões livres.
Liberdade é poder fazer escolhas
- Reconhecer e caracterizar o conceito de livre-arbítrio.
É basicamente a expressão usada para significar a vontade livre de escolha, as decisões livres.
- Identificar e argumentar sobre a ideia e o conceito de livre-arbítrio.
(acima)
(acima)
4. Consciência
- Reconhecer e caracterizar consciência psicológica de consciência moral.
Consciência psicológica é estar acordado e a moral é distinguir o certo do errado,
Consciência psicológica é estar acordado e a moral é distinguir o certo do errado,
- Distinguir coação interna de coação externa.
Coação é ameaça e coerção é conselho.
Coação interna é se cobrar(aliada da loucura) e e a externa é cobrança dos outros
Coação é ameaça e coerção é conselho.
Coação interna é se cobrar(aliada da loucura) e e a externa é cobrança dos outros
- Apontar e reconhecer as quatro etapas da formação da consciência moral (anomia, heteronomia, socionomia e autonomia)
Anomia é sem consciência, autonomia é consciência própria, socionomia é fazer o melhor para a sociedade e heteronomia é fazer para não ser penalizado).
Anomia é sem consciência, autonomia é consciência própria, socionomia é fazer o melhor para a sociedade e heteronomia é fazer para não ser penalizado).
BOA PROVA!!!
QUESTÕES FILOSOFIA
”A liberdade é fundamental para todas as
pessoas. Por sua causa, já houve lutas, guerras e mortes, porque todos precisam
de liberdade e às vezes surgem homens que não querem que os outros sejam
livres.
Mas o
que é liberdade? Como é que se pode saber se uma pessoa tem liberdade? Ter liberdade é fazer as coisas que agente
acha boas e agradáveis. Ter liberdade é poder ficar junto das pessoas que a
gente gosta. Ter liberdade é poder brincar, estudar, trabalhar, fazendo aquilo
que nos deixa felizes. Ter liberdade é poder ir a todos os lugares que agente
acha bonitos, ou onde existem coisas que agente quer ver ou fazer. Ter
liberdade é poder falar, cantar, sorrir, amar, sonhar, sem ter medo de sofrer
um castigo.
Todos
nós queremos ser livres e achamos importante a nossa liberdade. E a liberdade
dos outros? Não e justo pensar somente em nós, pois todas as pessoas precisam
de liberdade. É preciso verificar se o que nós queremos fazer não vai prejudica
alguém. Mas também precisamos ver se
existe alguém que deseja muito alguma coisa, ou que precisa fazer alguma coisa
par ser feliz e que não pode fazer isso porque é pobre ou porque uma pessoa má
está proibindo.
O
mundo está cheio de gente que não pode o lugar onde viver com a família, que
não poder ter suas terras e sua casa e que não pode escolher seu trabalho.
Existem milhões de crianças que não podem ir à escola, que se alimentam muito
mal e às vezes até passam fome. Muita gente passa a vida inteira fazendo só o
que os outros querem sem poder fazer nada do que gostaria. Todas essas pessoas
não são livres e por isso não são alegres nem são felizes. Isso não e justo e
nos sempre devemos ajudar as outras pessoas a conseguirem sua libertação.
Ás vezes
existem pessoas que tiram a nossa liberdade, que nos obrigam a fazer só
o que elas querem e dizem que fazem isso para nos proteger e nos ajudar . Nós
não devemos concordar com isso, porque quando tiram a nossa liberdade tudo fica
triste, as pessoas vivem contrariadas e infelizes. Quando alguém quiser nós
obrigar a aceitar uma ordem, nós devemos obedecer sem perder a liberdade.
A liberdade é muito importante para todas as
pessoas, pois quem não tem não pode ser feliz.
Se todas as pessoas defenderem a liberdade
ela nunca vai acabar, as pessoas que hoje são tristes vão ficar alegres quando
forem livres. E o mundo será muito melhor para todos”
DALLARI
1)De acordo com as idéias sobre liberdade,
ASSINALE a alternativa que MELHOR expressa o que o autor entende por liberdade:
(a) Liberdade é poder fazer as coisas que agente acha boas e agradáveis,
é poder ficar junto das pessoas que agente gosta.
(b) A liberdade é uma experiência de felicidade, ou seja, realização
pessoas e realização social.
(c) A liberdade é muito importante para todas as pessoas, pois quem não
a tem não pode ser feliz.
(d) Liberdade e poder brincar, estudar, trabalhar, fazer tudo aquilo que
nos deixa felizes, é poder
ir a todos os lugares que a gente acha bonitos, ou onde existam coisas que a
gente quer ver ou fazer. Ter liberdade é poder falar, cantar, sorrir, amar,
sonhar, sem ter medo de sofrer um castigo.
(e) Nenhuma das alternativas a cima.
2)De acordo com o autor, quis são
as condições para obedecer às ordens externas sem perder a liberdade?
(a)
É aceitar as ordens sem questionar sobre as suas causas.
(b)
Devemos querer saber o motivo e devemos dar sempre a nossa opinião.
(c)
Ser livre é não obedecer a nenhuma ordem externa.
(d) Para ser livre, é necessário descumprir
todas as regras e leis que nos são impostas.
(e)
Nenhuma das alternativas a cima.
3) Com base nos estudos na sala de
aula, ASSINALE a alternativa FALSA:
(a)
O determinismo é a teoria segundo a qual tudo é determinado, isto é, tem uma
causa, inclusive as decisões da vontade, não havendo, portanto, liberdade
humana.
(b)
O fatalismo consiste em acreditar que Deus ou Deuses não tem influência nas
minhas decisões pessoais, apenas no meu destino
(c)
O principio de causalidade (causa – Efeito) na é senão a tese do determinismo
cientifico.
(d)
O determinismo mecanicista consiste na tese segundo a qual o homem é previsível
e controlável como uma máquina e, portanto, sem autodeterminação, sem
liberdade.
(e)
Todas as alternativas estão corretas.
5) Leia o poema de Cecília Meireles
com a palavra adequada:
“......... – essa palavra
que o sonho humano alimenta:
que não há ninguém que
explique
e ninguém que não atenda.”
(a) Amar.
(b) Liberdade.
(c) Política.
(d) Determinismo absoluto.
(e) Pensar.
6) Assinale a opção que corresponde
ao conceito abaixo.
Dependem não do exercício de nossa liberdade, mas da vontade de forças
superiores como Deus ou Deuses. “tinha que acontecer, estava escrito, era o
destino”
(a) Determinismo científico.
(b) Fatalismo.
(c) Determinismo Absoluto.
(d) Livre-arbítrio
(e) Nenhuma das alternativas a cima.
7) ”Estende-se às ciências humanas
o mesmo princípio aplicado às ciências naturais. Os fatos de nossa vida e da
História, por exemplo, passam a ser decorrentes de um complexo sistema de
causas e efeitos inevitáveis e independentes de nossa vontade”
(a) Fatalismo.
(b) Determinismo mecanicista.
(c) Determinismo científico.
(d) Livre-arbítrio.
(e) Nenhuma das alternativas a cima.